Mostrar mensagens com a etiqueta ALReP. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ALReP. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia Europeu das Línguas

Decorreu com muita alegria e animação o Dia Europeu das Línguas, a 26 de Setembro, na nossa Escola. Na Feira estiveram representadas várias línguas europeias com livros, brochuras, textos, mapas, música, poesia e… gastronomia! Tivemos um workshop de Caricatura dinamizado por  Carlos Laranjeira, com uma turma de Artes. Há que continuar a desenhar! Tivemos dois workshops  de Animação em Vídeo, com Rafael Teles. Este amigo brindou-nos com uma animação criada propositadamente para a nossa celebração das línguas e que vale a pena revisitar: http://www.youtube.com/watch?v=FzSot8aohQQ&feature=player_embedded#
As turmas envolvidas apreciaram muito as sessões e haverá continuidade neste projecto de animação. Um antigo aluno, Iuri Santos, trouxe-nos a sua experiência de Teatro nesta e noutra escola, e desafiou uma turma para um projecto em que ele também gostará de participar. No final do dia, os professores foram contemplados com a reflexão sobre o Quadro Europeu das Línguas pelas Profª.s Isabel Soares e Alice Trindade e confrontados com as suas próprias competências em inglês. A Professora Digna Tovar deixou-nos o seu testemunho de professora de português na Universidade de Caracas. Emocionou-nos com o amor ao seu país e ao nosso. Durante todo o dia decorreu o Concurso “Línguas de Perguntador” e foi lançado um questionário na comunidade escolar que tem como objectivo o mapeamento das línguas faladas no Monte de Caparica. O fotógrafo José Guimarães marcou a sua presença e registo na sua arte; outros amigos, como seja a Vera  Amaral quiseram, por vontade,  ajudar, apoiar, assistir. Pela diversidade de actividades, envolvimento da comunidade educativa e dinâmica desenvolvida em fortes parcerias, consideramos que a celebração deste Dia marcou simbolicamente o início das actividades públicas do nosso Projecto “Ler, Comunicar, Construir o Diálogo Intercultural” que desenvolvemos este ano lectivo. Projecto que é co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do apoio às Bibliotecas Escolares. Um projecto da Biblioteca com toda a escola e para toda a escola. Um grande desafio! 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dia Europeu das Línguas - cartazes e panfletos

Dia Europeu das Línguas na ES Monte de Caparica


A Escola Secundária do Monte de Caparica celebra com a sua comunidade educativa o Dia Europeu das Línguas, a 26 de Setembro de 2011.
Conscientes da importância das línguas na comunicação queremos com esta iniciativa contribuir para favorecer a compreensão cultural e a integração social, num espírito de cidadania europeia.
Consideramos que aprender línguas, falar línguas, comunicar em diferentes línguas constitui um grande desafio para fazer face às exigências do mundo actual, no respeito pelos valores e cultura dos outros.
A Escola Secundária do Monte de Caparica detentora de uma acentuada diversidade cultural e linguística, privilegia um ambiente acolhedor de interculturalidade, favorecendo o diálogo entre as diferentes comunidades e pessoas, de modo a potenciar a qualidade das aprendizagens e da formação integral dos alunos.
O Dia Europeu das Línguas em processo de construção e divulgação vai ser vivido criativamente com várias actividades, desde exposições, animações (vídeo, música, teatro, desenho, fotografia, textos), concursos, workshops, em que a (s) língua (s) é a chave de um mundo com futuro.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Projecto Ler, Comunicar, Construir o diálogo intercultural.

 

A Biblioteca da ESMC, em parceria com o Centro de Formação AlmadaForma candidatou-se ao Concurso de Apoio a Bibliotecas Escolares, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o  "Projecto Ler, Comunicar, Construir o diálogo intercultural". Este projecto foi aprovado para o período de 1 de Setembro de 2011 a 31 de Agosto de 2012 e será financiado pela Fundação Gulbenkian.

A equipa responsável é constituída pelas professoras Isabel Braga (Professora Bibliotecária, coordenadora), Adelaide Paredes da Silva (CFECA), Celina Busto (CNO), Beatriz Castelo Branco (Departamento de Línguas), Luzia Lourenço (Departamento de Expressões).
Convida-se a comunidade educativa a participar nas iniciativas,  a apresentar sugestões de outras que se enquadrem dentro do espírito do projecto e  a apresentar listagens  bibliográficas que as suportem, tendo em vista a sua aquisição urgente.    
Nota: Os documentos sobre o Projecto mantêm-se ao longo do ano na sub-página do blogue da biblioteca, separador "Documentos da Biblioteca"

sábado, 11 de junho de 2011

Maratona de Leitura - 9 de Junho - à noite

(continuação do post anterior)
Um dia inesquecível para os participantes que guardarão na memória que “tudo era possível era só querer (…) e havia para as coisas sempre uma saída”.
Nesta escola sonhou-se esta jornada no respeito pela diversidade multicultural e plurilinguística que a caracterizam e valorizam.
Recolhemos as representações, as emoções, a alegria e as vontades de ser e construir sentidos para a vida, de jovens e menos jovens, mas todos conscientes de que lhes compete a autoria do futuro.  
“Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer
Só sei que tinha o poder duma criança”          
Ruy Belo

Maratona de leitura - 9 de junho - de tarde

(continuação do post anterior)
Realçamos, também, a participação dos alunos mais novos do ensino básico e secundário que demonstraram e partilharam as suas competências criativas, as suas leituras e projectos pondo em comum as suas mundividências.
De um modo geral, foi evidente o fio condutor desta maratona de leituras construído na base das narrativas de vida e das histórias do imaginário colectivo dos povos, da tradição oral permitindo conhecer, reconhecer e valorizar as pessoas nas suas diferenças identitárias e culturais. A par de outras actividades, marcadas pela festa ao som da música de fundo ora melódica e adequada, ora pesada e animadora se leu e conversou o mundo pessoal e universal.
As palavras, as ideias, os valores de referência deram lugar à escuta activa, ao gosto da musicalidade e riqueza da língua portuguesa nas suas manifestações mais puras de crioulo de Cabo Verde e São Tomé, português do Brasil, de Angola e da comunidade cigana.
(continua no post seguinte)

Maratona de Leitura - 9 de Junho - de manhã

Maratona de leitura (s)  entre as coisas e mim havia vizinhança 
No dia 9 de Junho, realizou-se mais uma iniciativa cultural do Plano Nacional de Leitura, no âmbito da Semana da Escola. Deste modo deu-se continuidade ao trabalho desenvolvido em parceria, que em boa hora foi empreendido, entre o Centro Novas Oportunidades, a Biblioteca Escolar, e o Centro Formação Almadaforma, envolvendo toda a comunidade educativa da Escola Secundária Monte de Caparica.
Neste contexto, a actividade designada por “Maratona de Leitura(s)” decorreu ao longo de todo o dia. Concretizou-se uma interacção muito interessante entre grupos diversificados de jovens, adultos formandos, familiares, professores e funcionários. Salientamos o entusiasmo de vários formandos e formadores do RVCC e cursos EFA que de forma intencional e significativa corresponderam ao nosso apelo. (continua no post seguinte)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fernão Mendes Pinto e o Oriente, por José Manuel Garcia

Fernão Mendes Pinto e a Peregrinação
A conferência proferida pelo Prof. Doutor José Manuel Garcia sobre “Fernão Mendes Pinto e o Oriente”, no dia 14 de Dezembro, foi de um grande interesse e profundidade, tendo já suscitado junto da comunidade escolar a motivação para a leitura da Peregrinação e de outros estudos sobre esta importante obra da literatura de viagens  que também se apresenta como fonte e curiosidade da História quinhentista.
Nessa sessão, foi também lançada  pelo Projecto ALReP a II edição do Concurso de Artes e Ideias “Pessoas em pessoa”, este ano sob os temas A Viagem, o Mar, o Mundo. A ligação destes temas à Peregrinação é inquestionável e apesar de esta ser uma narrativa, poderá constituir-se como mote de recriação poética nas várias modalidades deste concurso. Inspiração não faltará, de certeza, aos jovens do concelho de Almada interessados pela obra e pelo concurso.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Conferência "Fernão Mendes Pinto e o Oriente"

Celebrando os 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto, a Biblioteca da nossa escola convidou o Prof. Doutor José Manuel Garcia, investigador do Gabinete de Estudos Olisiponenses,  para a realização de uma conferência que terá lugar no Auditório, no dia 14 de Dezembro, 3ª feira, das 10.10h às 11.40,  intitulada “Fernão Mendes Pinto e o Oriente”. Estarão presentes quatro turmas do Ensino Secundário e seus professores e foram também  convidados a assistir os Professores Bibliotecários do Concelho de Almada. Esta comemoração terminará com o lançamento de mais um interessante desafio do Projecto ALReP (Almada Referencial do Ensino do Português: Língua, Cultura e Cidadania) que pretende  envolver os alunos, professores e outros elementos da comunidade, da região de Almada. O referido desafio, ainda secreto, relaciona-se muito com o nosso aventureiro quinhentista e com a sua empolgante Peregrinação, escrita no Pragal. Veremos como o fascínio pelas viagens e a vontade de correr mundo nos podem marcar até aos dias de hoje.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Encontro com Ondjaki e Jorge Arrimar

Image No passado dia 16 de Março, pelas 12h, concretizou-se o Encontro de Escritores anunciado, com a presença de Ondjaki e Jorge Arrimar. O encontro, integrado no Plano Anual da Biblioteca, foi muito agradável, com momentos até divertidos, pelas histórias que os autores partilharam com os alunos sobre os seus livros e sobre as suas vivências, de Angola, e das várias partes do mundo onde viveram e escreveram. Os alunos das turmas 7º A, 8ºA, 10º C e 11º G que têm estado a ler a obra destes escritores, em trabalho sustentado pela disciplina de Português e também na Área de Projecto, traziam alguns trabalhos sobre os autores e sobre os seus textos e também perguntas preparadas, até em forma de entrevista. A leitura, a escrita e a actividade de escritor foram também motivos de reflexão. Estava presente uma mostra de livros dos autores e a apresentação das suas referências biobibliográficas.
 
Image
Para receber de forma mais festiva os escritores e os alunos e como enquadramento à temática angolana, a sala foi decorada com samacacas (panos coloridos de uso tradicional em Angola), foram expostos trabalhos em tinta da china dos artistas plásticos Ivanhoe e Helena Justino, e também peças de arte africana, nomeadamente um conjunto de peças em madeira referentes à actividade quotidiana e artística das tribos do sul de Angola. Estes trabalhos e peças foram gentilmente cedidos pela Sra. D. Zélia Pereira, da EB 2,3 Miradouro de Alfazina e pelos professores do Centro de Formação, Adelaide P. da Silva e Jorge Albuquerque, também parceiros da iniciativa, por via do Projecto ALReP – Almada Referencial do Ensino do Português: Língua, Cultura e Cidadania.
Image
A Equipa da Biblioteca agradece a todos os intervenientes, especialmente aos escritores que acederam a partilhar connosco uma certa magia da arte de escrever. Para nos tornarmos melhores leitores e, provavelmente, melhores pessoas já que essa é a maior função da arte. A Ondjaki, um especial reconhecimento por ter reservado estas horas preciosas da sua curta estadia em Lisboa, entre o Brasil e Angola. Para além da amizade que nos testemunha, talvez o reconhecimento de que o Projecto ALReP e a Escola do Monte de Caparica, com todo o seu perfil multicultural, tenha merecido a sua atenção

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A nossa escola na Mostra de Teatro de Almada

ImageAqui ficam algumas imagens da Apresentação "Memória Viva ou Sabemos, Vemos, não Podemos Ignorar" , na Mostra de Teatro de Almada que teve lugar no Forum Romeu Correia, no dia 20 de Fevereiro, sábado, pelas 21 horas.

Este trabalho dinamizado pela Biblioteca foi orientado pela Profª Helana Peixinho e Isabel Braga e teve a participação de Kembi Miguel, Nelson Ramos, Bárbara Fernandes, Jessica Krausse, Iúri Santos, Samuel Ferreiro, Inês Santos, Isabel Braga.
Contou com a colabo
ração das turmas de Artes (10ºE e 11º E), dos Profs. Luzia Lourenço e José Henrique Fernandes, que realizaram um grande painel sobre a Globalização. Participaram também o coro dos Professores da USALMA e o aluno Nuno Ramos, em viola de arco.
Image A apresentação que se realizou no hall do Forum Romeu Correia, entre o público, precedeu a peça de teatro “GENOA 01” encenada por António Simão, com o grupo “Teatro A Todos” sobre o texto escrito por Fausto Paravidino a partir dos mais variados testemunhos dos grandes protestos contra a cimeira do G-8, realizada em Itália, em Julho de 2001, severamente reprimidos pelo governo de Sílvio Berlusconi.

A globalização é um tema abrangente que permitiu aprofundar reflexões. Os acontecimentos de Génova em 2001 suscitaram a pesquisa, a leitura de textos e, finalmente, a criação desta animação multidisciplinar que foi apresentada antes da referida peça de teatro e que mereceu o agrado do público.

O CoroEste trabalho do atelier multidisciplinar denominado “Representar – Dizer – Criar”, dinamizado pela Biblioteca Escolar inscreve-se em parcerias de colaboração nomeadamente com o Projecto ALReP (Almada Referencial do Ensino do Português: Língua, Cultura e Cidadania), o grupo de teatro “Teatro a Todos” e a Associação “O Mundo do Espectáculo”.


Ver o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=fBgD5dyKkfs

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Conversas de Álvaro de Campos e Alberto Caeiro

Image


Conversas entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro            
Conversas entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, interpretadas pelos actores Paulo Moreira e Fernando Rebelo, simulam diálogos imaginários entre os dois poetas.
Estas Conversas explicitam, de certo modo, a génese da heteronomia pessoana e apontam caminhos para a compreensão dos posicionamentos estéticos destes dois heterónimos de Fernando Pessoa.
Um Teatro do Ser, do Ser Poeta, construído a partir da adaptação dramatúrgica de textos de Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.
Espectáculo com a duração aproximada de 45’ que se oferece aos jovens adolescentes e ao público adulto como motivação para a descoberta, a leitura, o conhecimento de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, propondo abordagens de leitura que convidam o espectador / leitor, a comunidade educativa a viajar pela obra do Poeta, uno, fragmentado, diverso, intemporal.
Público-alvo
Dirigido preferencialmente aos alunos que frequentam o 12º ano e a todos os que estudam Fernando Pessoa e os seus heterónimos.
Calendário das apresentações do espectáculo em 2009
28 de Outubro, às 18 horas, Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada
Espectáculo particularmente dirigido aos alunos do 12º ano da ESAA, a docentes do 12º ano e Bibliotecários.
(Constante do Programa de Comemorações do 38ºAniversário da Escola Secundária Anselmo de Andrade e do mês das Bibliotecas Escolares)
Lotação da sala: 70 lugares
 
4 de Novembro, às 10 horas, Auditório da Escola Secundária do Monte de Caparica
Espectáculo particularmente dirigido aos alunos do 12º ano da Escola, a docentes do 12º ano e Bibliotecários.
(Inserido no Programa anual de actividades da Biblioteca da Escola e da Rede de Bibliotecas escolares)
Lotação da sala: 90 lugares

Apoios

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Escola Secundária Monte de Caparica, Teatro Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada

Organização:
 
CENTRO DE FORMAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE ALMADA AlmadaForma
Projecto Língua, Cultura e Cidadania – ALReP – Almada Referencial do Ensino do Português