Decorreu com muita alegria e animação o Dia Europeu das Línguas, a 26 de Setembro, na nossa Escola. Na Feira estiveram representadas várias línguas europeias com livros, brochuras, textos, mapas, música, poesia e… gastronomia! Tivemos um workshop de Caricatura dinamizado por Carlos Laranjeira, com uma turma de Artes. Há que continuar a desenhar! Tivemos dois workshops de Animação em Vídeo, com Rafael Teles. Este amigo brindou-nos com uma animação criada propositadamente para a nossa celebração das línguas e que vale a pena revisitar: http://www.youtube.com/watch?v=FzSot8aohQQ&feature=player_embedded#
As turmas envolvidas apreciaram muito as sessões e haverá continuidade neste projecto de animação. Um antigo aluno, Iuri Santos, trouxe-nos a sua experiência de Teatro nesta e noutra escola, e desafiou uma turma para um projecto em que ele também gostará de participar. No final do dia, os professores foram contemplados com a reflexão sobre o Quadro Europeu das Línguas pelas Profª.s Isabel Soares e Alice Trindade e confrontados com as suas próprias competências em inglês. A Professora Digna Tovar deixou-nos o seu testemunho de professora de português na Universidade de Caracas. Emocionou-nos com o amor ao seu país e ao nosso. Durante todo o dia decorreu o Concurso “Línguas de Perguntador” e foi lançado um questionário na comunidade escolar que tem como objectivo o mapeamento das línguas faladas no Monte de Caparica. O fotógrafo José Guimarães marcou a sua presença e registo na sua arte; outros amigos, como seja a Vera Amaral quiseram, por vontade, ajudar, apoiar, assistir. Pela diversidade de actividades, envolvimento da comunidade educativa e dinâmica desenvolvida em fortes parcerias, consideramos que a celebração deste Dia marcou simbolicamente o início das actividades públicas do nosso Projecto “Ler, Comunicar, Construir o Diálogo Intercultural” que desenvolvemos este ano lectivo. Projecto que é co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do apoio às Bibliotecas Escolares. Um projecto da Biblioteca com toda a escola e para toda a escola. Um grande desafio!









No passado dia 16 de Março, pelas 12h, concretizou-se o Encontro de Escritores anunciado, com a presença de Ondjaki e Jorge Arrimar. O encontro, integrado no Plano Anual da Biblioteca, foi muito agradável, com momentos até divertidos, pelas histórias que os autores partilharam com os alunos sobre os seus livros e sobre as suas vivências, de Angola, e das várias partes do mundo onde viveram e escreveram. Os alunos das turmas 7º A, 8ºA, 10º C e 11º G que têm estado a ler a obra destes escritores, em trabalho sustentado pela disciplina de Português e também na Área de Projecto, traziam alguns trabalhos sobre os autores e sobre os seus textos e também perguntas preparadas, até em forma de entrevista. A leitura, a escrita e a actividade de escritor foram também motivos de reflexão. Estava presente uma mostra de livros dos autores e a apresentação das suas referências biobibliográficas.





