Mostrar mensagens com a etiqueta Artes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Artes. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 1 de maio de 2012

Conferências dos Capuchos 7


Neste último post será de sublinhar o balanço muito positivo do I Ciclo de Conferências dos Capuchos "Educação, Arte e Cidadania: O Diálogo Social". E, se no enceramento, os organizadores elogiaram todos os intervenientes e a adesão e participação do público, será também justo fazê-lo em sentido inverso.

Será justo que a escola e a comunidade manifestem o seu reconhecimento ao Centro de Formação AlmadaForma, especialmente à Profª Adelaide Paredes da Silva, o cerne de toda a iniciativa e energia positiva, que não desmereceu, mais uma vez, o halo de sonho e concretização a que já nos habituou, ao longo de anos de intervenção nesta escola e na região de Almada; aos Professores da escola, José Pontinha, Luzia Lourenço e José Henrique Fernandes, também obreiros deste sonho e da sua concretização.

Que se dê os parabéns, também, a todos os que participaram.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conferências dos Capuchos 6



O programa deste sábado, 28 de abril, continuou nos restantes espaços do Convento dos Capuchos com a visita às exposições que integraram este primeiro ciclo de conferências, contando com a presença dos respetivos autores, nomeadamente  Figurações & Poéticas de Álvaro Mendonça que também disponibilizou o livro da sua autoria Trilogia Apoteótica, lançado na primeira jornada; a exposição Floralis, dos alunos de Artes Visuais da Escola Secundária do Monte de Caparica; Relicários, de Rui da Rosa; Cerâmica de Helena Abrantes.

Seguiu-se a sessão de degustação de gastronomia conventual, “Segredos Doces” Nexus Lusitaniae, da autoria da profª Doutora Vanda La Salete.  E,  finalmente,  aconteceu o momento de encerramento com  balanços, palavras de agradecimento e alegria por se ter conseguido imprimir tanta qualidade a todo o evento. Foram distribuídos diplomas aos organizadores, aos artistas presentes e aos variados colaboradores, tanto alunos, professores e funcionários da escola como de outras escolas,  tendo sido destacada a colaboração do grupo de alunos do Curso Profissional de Secretariado do Agrupamento de Escolas Ruy Luís Gomes que, orientados pelos seus professores Miguel Franco  e Francisca Angelino, desempenharam o seu papel de uma forma já muito profissional e elegante.

Para além da referência à qualidade das intervenções dos conferencistas e à reflexão e debate suscitados, os artistas plásticos com exposições patentes nos espaços do Convento dos Capuchos foram, naquele momento, particularmente acarinhados nas palavas finais, pela qualidade dos seus trabalhos e a sua presença ativa em todas as jornadas.

Conferências dos Capuchos 5


As Conferências dos Capuchos “Educação, Arte e Cidadania: O diálogo social”, terminaram  no passado sábado, 28 de abril, desta vez sob o lema “Questionar, compreender e agir”. Receberam os presentes a Profª Adelaide P. da Silva, do Centro de Formação AlmadaForma que traçou as aspirações da organização para este I Ciclo de Conferências e o balanço que considera muito positivo das duas jornadas anteriores;  também tomou a palavra a  subdiretora da ES do Monte de Caparica que enfatizou  o orgulho da coorganização e do papel que a escola tem desempenhado na comunidade não só na sua função educativa e formativa mas de promoção da integração e diálogo social e intercultural. Saudaram os conferencistas da tarde e a audiência, agradecendo a comparência, mais uma vez, da Dra. Elisa Marques, Coordenadora da Equipa de Educação Estética e Artística do MEC, do Dr. Prof. Doutor Fernando Reis, Diretor Geral da Educação e também do Diretor Adjunto da DRELVT, Dr. João Passarinho. A Dra. Ana Gameiro, representando novamente a CMA sublinhou o agrado de acolher no Convento dos Capuchos o evento e o trabalho de colaboração e parceria ao longo dos anos, tanto com o Centro de Formação como com a ES Monte de Caparica.

Num apontamento de transição nos trabalhos, ouviu-se um fado, “Ó gente da minha terra”, interpretado por Leonor Arrimar, acompanhada por Rafael Neves na guitarra, ambos alunos da escola.

As comunicações da tarde iniciaram-se com o  Engº Diogo Simões Pereira, da EPIS, Empresários pela Inclusão Social que apresentou o trabalho desenvolvido pela associação ao longo de seis anos, na que designou área de realização do potencial dos jovens. O trabalho, que incide sobretudo na área da educação pela inclusão socia,l desenvolve-se em intervenções ao nível da família, da escola e da comunidade. O apoio prestado pela EPIS, ligado ao mundo e lógica empresariais foi  também disponibilizado às escolas e estruturas sociais da região de Almada.

O Prof. Doutor David Justino, ex-ministro da educação, começou por percorrer os diferentes temas e reflexões propostos no presente ciclo de conferências e identificou um conceito que considerou estar em falta, o do “conhecimento”. A partir da reflexão do que é educar, resumiu-a na afirmação de que “educar é, acima de tudo, capacitar”. Referiu a controvérsia em torno do conceito de “competências” e preferiu uma terminologia própria, propondo o enfoque na definição de “capacidades”, à qual atribuiu várias vertentes: a do conhecimento, a das competências, a da experiência, a das predisposições. Defendeu a revalorização do conhecimento e da cultura científica, não obstante a valorização, em simultâneo, do conhecimento que advém da cultura e das artes, numa outra dimensão do conhecimento: a humanística.

Seguidamente tomou a palavra a Dra. Helena Barroco em representação do Dr. Jorge Sampaio como Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, que não pôde estar presente, apresentando a perspetiva da Aliança das Civilizações que se desenvolve no plano global se prolonga até ao nível local, atingindo as comunidades. Focalizou os principais objetivos, nomeadamente o de contribuir para a abordagem positiva da diversidade e torná-la um fator de inclusão, diálogo e desenvolvimento; o de estimular a mudança de atitudes e de perceções, combatendo estereótipos e preconceitos; o de estimular o desenvolvimento da chamada competência intercultural e também da literacia cultural. Enfatizou a necessidade de apetrechar os cidadãos com competências para lidar com a diversidade como uma vantagem e não como uma obrigação, um fardo ou limitação. Apresentou dois vídeos, um sobre a génese e objetivos da Aliança e outro sobre uma das iniciativas que é a das Escolas de Verão da Aliança das Civilizações cujas edições mais recentes têm tido lugar em Portugal.

A sessão continuou com a apresentação do Coro Juvenil da Academia de Música de Almada, dirigido pela Maestrina Marta Costa, interpretando Cantique de Jean Racine, de  G. Fauré  e  o 1º andamento de Gloriain Excelsis Deo, de A.Vivaldi.

Terminou-se a sessão, realizada na sala do piano, com a entrega dos prémios do concurso anual de Desenho da escola, na sequência de projetos de sensibilização ao património local. Este ano, em  colaboração com Centro de Interpretação da Mata dos Medos e professores da Universidade Nova de Lisboa, o produto do trabalho desenvolvido esteve patente  na exposição Floralis que integra o programa destas conferências. Os prémios, financiados pelo Clube de Rotários da Costa da Caparica, foram entregues aos seguintes alunos: 1º Lugar – Samuel Ferreiro;  2º lugar – João Filipe Monteiro; 3º lugar – Carolina Lia Santos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conferências dos Capuchos 4


A segunda parte da tarde, passou-se, à semelhança do sábado anterior, na sessão de degustação de gastronomia conventual, “Segredos Doces” Nexus Lusitaniae, da autoria da Profª Doutora Vanda La Salete (desta vez com mais espaço, nos claustros do convento), com a  visita às exposições e interacção com os respetivos organizadores e autores:  Floralis dos alunos de Artes Visuais da Escola Secundária do Monte de Caparica,  Relicários de Rui da Rosa,  Cerâmica de Helena Abrantes e Figurações & Poéticas de Álvaro Mendonça. Na exposição deste último foi, novamente, referenciado o seu livro Trilogia Apoteótica, apresentado publicamente na semana anterior e foi escutado o poema epitaphium [panfleto apócrifo], lido a três (e mais) vozes.

A qualidade das duas jornadas já concretizadas faz aumentar a expectativa e vontade em comparecer também na última, no próximo sábado, 28 de abril de 2012, no fantástico e inspirador local que é o Convento dos Capuchos. Até lá!

Conferências dos Capuchos 3


 A 21 de abril de 2012 continuaram as Conferências dos Capuchos - “Educação, Arte e Cidadania: O diálogo social”, neste  segundo sábado subordinadas  ao lema “Comunicar, criar e mudar”.

 Na sessão de abertura e representando a organização das conferências usou a palavra a Profª  Adelaide Paredes da Silva, do Centro de Formação AlmadaForma,  e a Profª Manuela Dâmaso, Diretora da Escola Secundária do Monte de Caparica. O depoimento da Câmara Municipal de Almada, foi, nesta tarde, proferido pela Dra. Ana Gameiro.  A meio da sessão, num apontamento de continuidade e surpresa, escutou-se a  duas vozes – de  um pai  e seu filho (José e Vasco Pontinha) -  um excerto de Clarabóia, de José Saramago. 

 Seguiram-se as comunicações principais do dia, da Dra. Elisa Marques, Coordenadora da Equipa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação e Ciência e do Dr. Jorge Barreto Xavier, consultor em Educação da Fundação C. Gulbenkian, Professor Auxiliar do ISCTE e coordenador do Projecto e do livro Arte e Delinquência. A riqueza das apresentações suscitaram um período de debate, com várias questões levantadas pelos intervenientes da assistência. 

Três temas de José Afonso - Vejam bemMenino d' oiroResineiro engraçado (pop.) -  com arranjos de Ruben Alves, ao piano, e interpretação da solista Cristina Loureiro encerraram, com arte e magia musical, a primeira parte da tarde. O primeiro tema foi o escolhido para o encore.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Conferências dos Capuchos 2


Após as conferências na sala do piano, os presentes dirigiram-se à capela do Convento onde já os aguardava o Coro Polifónico de Almada, que apresentou 4 peças (Notre  Père de Maurice Duruflé; Pai Nosso de Nikolai Kedrov;  Olha o Rojão, pop. Brasil, arr. F.Lopes Graça; Senhora Santa Catr' ina, pop. arr. F.Lopes Graça; Get Around, de The Beach Boys). Seguiu-se a visita às exposições Floralis, dos alunos de Artes Visuais da Escola Secundária do Monte de Caparica; Relicários, de Rui da Rosa; Cerâmica de Helena Abrantes. Estas exposições contaram com a presença dos autores. O espaço físico não foi grande, ao contrário da satisfação da sessão de degustação de gastronomia conventual, “Segredos Doces” Nexus Lusitaniae, da autoria da profª Doutora Vanda La Salete. Finalmente, a visita à exposição Figurações & Poéticas de Álvaro Mendonça e a sessão de lançamento do livro da sua autoria Trilogia Apoteótica. Encerraram-se aí os trabalhos desse primeiro sábado das Conferências dos Capuchos  que decorreu de forma muito enriquecedora, pela reflexão e fruição proporcionadas.  

Conferências dos Capuchos 1


As Conferências dos Capuchos,  subordinadas ao tema “Educação, Arte e Cidadania: O diálogo social”, uma organização do Centro de Formação AlmadaForma e da Escola Secundária do Monte de Caparica, iniciaram-se no passado sábado, dia 14 de abril. “Ver, sentir e ser” foi o lema desta primeira jornada.


 As boas vindas  foram proferidas  pela Diretora do Centro de Formação, a Profª Adelaide Paredes da Silva, em nome da equipa da organização que inclui os Profs. Luzia Lourenço e José Pontinha e pela  Profª Luísa Faro, em nome da direção da escola. Ainda na sessão de abertura  tomaram a palavra o Prof. Doutor Fernando Reis, Diretor Geral da Educação e  o Dr. Armando Correia , em representação da Câmara Municipal de Almada.

Seguiram-se as duas comunicações principais da tarde, do Dr. Laborinho Lúcio, Juíz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e autor do livro Educação Arte e Cidadania e da Profª Doutora Margarida Calado, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi uma tarde intensa de apresentações e de reflexão aprofundada.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

"Educação, Arte e Cidadania: o Diálogo Social"

O Centro de Formação AlmadaForma e a Escola Secundária do Monte de Caparica organizam o I Ciclo de Conferências do Convento dos Capuchos nos sábados de 14, 21 e 28 de Abril de 2012, sob o tema "Educação, Arte e Cidadania: o diálogo social".

Este ciclo de conferências também se relaciona com  a dimensão do projeto que desenvolvemos este ano "Ler,comunicar, construir o diálgo intercultural", que foi aprovado pela Fundação C. Gulbenkian no concurso de apoio às bibliotecas escolares, pelo enfoque para a educação para a cidadania e o diálogo intercultural.  Em termos de formação esta é uma das ações a considerar, do compromisso do Centro de Formação como parceiro desse projeto. A biblioteca da escola apoiará este importante evento em tudo o que for possível, assumindo desde já o compromisso de dar notícias, neste blogue, sobre o desenrolar das conferências.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Língua Materna - 2

Os alunos da escola tiveram oportunidade de mostrar os seus talentos, na música, no canto, na dramatização. Tocaram guitarra a Adriana Serra, do 11º B e o Rui Martins do 8º B. Cantaram, a Mª Leonor Arrimar, do 7º A e a Maria Silva do 10º A. Representaram um texto ensaiado na aula de Português e no Clube de Latim, os alunos do 7ºA, Gonçalo Fiúza, Guilherme Almeida, Bruno Candeias, João Silva, Francisco Silva, Mª Leonor Arrimar, Luciana Masariol e Catarina Andrez.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Diários de Viagem

Estiveram presentes alguns professores da escola e a turma de Artes do 10º F.
Margarida Catarino e Eduardo Salavisa trouxeram-nos ideias e inspiração. Mostraram-nos como a observação e o registo – pela escrita e pelo desenho – nos ampliam a vivência, nos intensificam as sensações, nos devolvem a realidade pelo nosso próprio olhar.
Prometeram voltar para darmos continuidade ao trabalho que encetámos. Provavelmente, naquela tarde de 4ª feira, dia 1 de Junho, teve início um novo projecto para a nossa escola. Bonito! Preparemos os caderninhos,  dos nossos diários gráficos!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia Mundial do Nada


No dia 24 de Maio, foi celebrado na Escola «O Dia Mundial do Nada». Uns dias antes a escola «encheu-se» de cartazes do «nada». Julgamos que a reflexão começou aí.

Tratou-se de uma iniciativa organizada na Biblioteca e visou essencialmente convidar várias turmas para pequenos debates acerca do sentido da palavra «nada», à luz de várias disciplinas (Filosofia, Matemática, Física, Química…). Também esteve patente uma mostra de livros sobre temas que estiveram em causa nos referidos debates.

No intervalo das dez horas foi realizado um cordão humano para… «nada».

E «nada» mais havendo a acrescentar…

sexta-feira, 20 de maio de 2011

nada

 Vai à Biblioteca durante a manhã. 
 No intervalo das 10h, Cordão Humano, à volta do Pav. B




quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dia dos namorados - exposições e mensagens

Image




Encontram-se dez Lendas de Amor ilustradas pela artista plástica Sofia Chichorro Martins, no Pavilhão B. Elas vão encaminhar-te à Biblioteca onde uma “Mesa de Livros” te levará a mais histórias e mitos do Amor.



Image
 
As grandes declarações de Amor, essas, deverão seguir para o endereço s.valentim@esmonte.org Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail por sugestão do Departamento de Línguas e da Associação de Estudantes.



domingo, 31 de janeiro de 2010

Participação na Mostra de Teatro de Almada - Forum Romeu Correia

Apresentação "Memória Viva ou Sabemos, Vemos, não Podemos Ignorar , na Mostra de Teatro de Almada. Forum Romeu Correia, dia 20 de Fevereiro, às 21 horas".

A Biblioteca Escolar, em colaboração com o Projecto ALReP (Almada Referencial do Ensino do Português: Língua, Cultura e Cidadania), com o grupo de teatro “Teatro a Todos” e com a Associação “O Mundo do Espectáculo” organizou um atelier multidisciplinar denominado “Representar – Dizer – Criar”, que faz parte do Plano Anual de Actividades da Biblioteca e da Escola.
A primeira apresentação terá lugar no dia 20 de Fevereiro, no Forum Romeu Correia, durante a Mostra de Teatro de Almada.
Esta apresentação, orientada pela Profª Helena Peixinho, com a colaboração da Profª Isabel Braga, possui uma dominante de expressão dramática. Os professores Luzia Lourenço e José Henrique Fernandes associaram-se à iniciativa e, com as turmas de Artes (10ºE e 11º E), estão a preparar um grande painel a integrar também na apresentação. O aluno Nuno Ramos , em viola de arco, irá acompanhar a sessão, assim como o coro dos Professores da USALMA.