Mostrar mensagens com a etiqueta CNO. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CNO. Mostrar todas as mensagens
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Leituras vividas em Multiculturalidade
Boas parcerias continuam a dar muito bons resultados!
A jovem Bruna Ribas, estudante do 3º ano da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, apoiada pelo Centro de Formação AlmadaForma e o CNO da nossa escola, promove na nossa Biblioteca as sessões "Leituras vividas em Multiculturalidade". Estas sessões dirigidas especialmente a um público adulto e heterogéneo, pretendem desenvolver o espírito crítico sobre a sociedade contemporânea, através de obras da literatura tradicional da língua portuguesa e da sua própria experiência de vida, em verdadeiro exercício de cidadania.
Já se realizaram várias sessões no final de 2012: a 15 e 27 de novembro e a 4 de dezembro. Neste ano de 2013 já se realizou uma, na semana passada, a 29 de Janeiro de 2013. Está prevista também a participação da Bruna Ribas e das suas propostas de leitura no Dia Internacional da Língua Materna, a 21 de fevereiro, e na Semana da Leitura, em março.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Encontros com Luís Alves
Realizaram-se, com muito sucesso, as duas sessões de "Leitura & Companhia" com o poeta Luís Alves, nos dias 10 e 11 de janeiro, que nos trouxe a sua escrita simples mas de grande sensibilidade e profundidade. Mesmo quando nos fez rir com alguns temas inesperados ou, até, prosaicos… Por outro lado, não nos deixou indiferentes o depoimento sobre o seu percurso na escrita e de reconhecimento do crescimento pessoal que esta lhe tem vindo a proporcionar. O nosso agradecimento.
As sessões dirigiram-se, sobretudo, a turmas do ensino secundário, mas também estiveram presentes alguns alunos de 9º ano e adultos do Centro Novas Oportunidades. A audiência esteve muito atenta e manifestou o seu agrado de forma genuína. O Prof. José Valverde, com as suas intervenções e comentários às leituras, contribuiu muito para o sucesso das duas sessões, revestindo-as de um carácter genuíno de “lição”, no que o termo tem de melhor: universalidade e humanidade. O nosso agradecimento.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Encontro com o escritor Luís Alves
Vai realizar-se mais um encontro com um escritor, poeta de Almada, que nos vem trazer a sua experiência de escrita. As sessões destinam-se, sobretudo, às turmas de 10º ano e aos adultos do CNO. No entanto,toda comunidade educativa é convidada a assistir, inclusive os encarregados de educação.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Clube Virtual de leituras do CNO
Clube de Leitura Virtual do Centro Novas Oportunidades - um projecto a acompanhar e... participar!!
Ver as obras sugeridas para o mês de Outubro
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Dia Europeu das Línguas
Decorreu com muita alegria e animação o Dia Europeu das Línguas, a 26 de Setembro, na nossa Escola. Na Feira estiveram representadas várias línguas europeias com livros, brochuras, textos, mapas, música, poesia e… gastronomia! Tivemos um workshop de Caricatura dinamizado por Carlos Laranjeira, com uma turma de Artes. Há que continuar a desenhar! Tivemos dois workshops de Animação em Vídeo, com Rafael Teles. Este amigo brindou-nos com uma animação criada propositadamente para a nossa celebração das línguas e que vale a pena revisitar: http://www.youtube.com/watch?v=FzSot8aohQQ&feature=player_embedded#
As turmas envolvidas apreciaram muito as sessões e haverá continuidade neste projecto de animação. Um antigo aluno, Iuri Santos, trouxe-nos a sua experiência de Teatro nesta e noutra escola, e desafiou uma turma para um projecto em que ele também gostará de participar. No final do dia, os professores foram contemplados com a reflexão sobre o Quadro Europeu das Línguas pelas Profª.s Isabel Soares e Alice Trindade e confrontados com as suas próprias competências em inglês. A Professora Digna Tovar deixou-nos o seu testemunho de professora de português na Universidade de Caracas. Emocionou-nos com o amor ao seu país e ao nosso. Durante todo o dia decorreu o Concurso “Línguas de Perguntador” e foi lançado um questionário na comunidade escolar que tem como objectivo o mapeamento das línguas faladas no Monte de Caparica. O fotógrafo José Guimarães marcou a sua presença e registo na sua arte; outros amigos, como seja a Vera Amaral quiseram, por vontade, ajudar, apoiar, assistir. Pela diversidade de actividades, envolvimento da comunidade educativa e dinâmica desenvolvida em fortes parcerias, consideramos que a celebração deste Dia marcou simbolicamente o início das actividades públicas do nosso Projecto “Ler, Comunicar, Construir o Diálogo Intercultural” que desenvolvemos este ano lectivo. Projecto que é co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do apoio às Bibliotecas Escolares. Um projecto da Biblioteca com toda a escola e para toda a escola. Um grande desafio!
sábado, 24 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Dia Europeu das Línguas na ES Monte de Caparica
A Escola Secundária do Monte de Caparica celebra com a sua comunidade educativa o Dia Europeu das Línguas, a 26 de Setembro de 2011.
Conscientes da importância das línguas na comunicação queremos com esta iniciativa contribuir para favorecer a compreensão cultural e a integração social, num espírito de cidadania europeia.
Consideramos que aprender línguas, falar línguas, comunicar em diferentes línguas constitui um grande desafio para fazer face às exigências do mundo actual, no respeito pelos valores e cultura dos outros.
A Escola Secundária do Monte de Caparica detentora de uma acentuada diversidade cultural e linguística, privilegia um ambiente acolhedor de interculturalidade, favorecendo o diálogo entre as diferentes comunidades e pessoas, de modo a potenciar a qualidade das aprendizagens e da formação integral dos alunos.
O Dia Europeu das Línguas em processo de construção e divulgação vai ser vivido criativamente com várias actividades, desde exposições, animações (vídeo, música, teatro, desenho, fotografia, textos), concursos, workshops, em que a (s) língua (s) é a chave de um mundo com futuro.
Etiquetas:
actividades,
AlmadaForma,
ALReP,
CNO,
Departamento Línguas,
Dia Europeu das Línguas,
Europa,
Grupo de Artes,
ImaginArte,
interculturalidade,
Projeto LCCDI
sábado, 11 de junho de 2011
Maratona de Leitura - 9 de Junho - à noite
(continuação do post anterior)
Um dia inesquecível para os participantes que guardarão na memória que “tudo era possível era só querer (…) e havia para as coisas sempre uma saída”.
Nesta escola sonhou-se esta jornada no respeito pela diversidade multicultural e plurilinguística que a caracterizam e valorizam.
Recolhemos as representações, as emoções, a alegria e as vontades de ser e construir sentidos para a vida, de jovens e menos jovens, mas todos conscientes de que lhes compete a autoria do futuro.
“Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer
Só sei que tinha o poder duma criança”
Ruy Belo
Maratona de leitura - 9 de junho - de tarde
(continuação do post anterior)
Realçamos, também, a participação dos alunos mais novos do ensino básico e secundário que demonstraram e partilharam as suas competências criativas, as suas leituras e projectos pondo em comum as suas mundividências.
De um modo geral, foi evidente o fio condutor desta maratona de leituras construído na base das narrativas de vida e das histórias do imaginário colectivo dos povos, da tradição oral permitindo conhecer, reconhecer e valorizar as pessoas nas suas diferenças identitárias e culturais. A par de outras actividades, marcadas pela festa ao som da música de fundo ora melódica e adequada, ora pesada e animadora se leu e conversou o mundo pessoal e universal.
As palavras, as ideias, os valores de referência deram lugar à escuta activa, ao gosto da musicalidade e riqueza da língua portuguesa nas suas manifestações mais puras de crioulo de Cabo Verde e São Tomé, português do Brasil, de Angola e da comunidade cigana.
(continua no post seguinte)
Maratona de Leitura - 9 de Junho - de manhã
Maratona de leitura (s) “entre as coisas e mim havia vizinhança”
No dia 9 de Junho, realizou-se mais uma iniciativa cultural do Plano Nacional de Leitura, no âmbito da Semana da Escola. Deste modo deu-se continuidade ao trabalho desenvolvido em parceria, que em boa hora foi empreendido, entre o Centro Novas Oportunidades, a Biblioteca Escolar, e o Centro Formação Almadaforma, envolvendo toda a comunidade educativa da Escola Secundária Monte de Caparica.
Neste contexto, a actividade designada por “Maratona de Leitura(s)” decorreu ao longo de todo o dia. Concretizou-se uma interacção muito interessante entre grupos diversificados de jovens, adultos formandos, familiares, professores e funcionários. Salientamos o entusiasmo de vários formandos e formadores do RVCC e cursos EFA que de forma intencional e significativa corresponderam ao nosso apelo. (continua no post seguinte)
sexta-feira, 3 de junho de 2011
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Espreitando a 1ª República
De acordo com as comemorações nacionais do Centenário da Implantação da República, os alunos da nossa escola também desenvolveram o tema, em trabalhos de pesquisa, sobretudo na disciplina de História (alunos diurnos) e de Cidadania e Profissionalidade (adultos dos cursos EFA), tendo sido produzidos trabalhos muito interessantes. Estes foram reunidos e encontram-se patentes na Exposição designada “Espreitando a 1ª República”, no átrio de Pavilhão B, e também na Biblioteca, onde decorre a projecção dos trabalhos em vídeo e power point. Convida-se a comunidade educativa a “espreitar”, também, esta exposição.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Atelier de Escrita Criativa organizado pelo CNO
Realizou-se na Biblioteca, no dia 12 de Abril , um Atelier de Escrita Criativa orientado por José Vieira, um animador de escrita que nos tem premiado com a sua presença na nossa escola. Mais uma vez se viveu uma experiência muito interessante e gratificante que tocou a variedade de público desta acção. Parabéns a todos!
quarta-feira, 30 de março de 2011
Rotas de Leitura
A iniciativa, que se designou “Leituras em Março”, foi integrada na Semana de Leitura e no 2º POEMA – Encontro de Poetas do Mundo em Almada, que teve como tema principal, este ano, “Viagens com Mar e Mundo”. As Bibliotecas Escolares das escolas secundárias de Almada trabalharam em parceria com os Departamentos, Grupos Disciplinares e CNOs das respectivas escolas e organizaram-se nestas Rotas de Leitura.Para além de actividades em cada escola houve visitas mútuas. A nossa escola fez-se representar na comunidade de leitores da ES de Cacilhas, a 23 de Março, com a PB e uma adulta do CNO, Fernanda Marisa. Aí partilhou-se a leitura de “Beija-Mim”, de Jorge Araújo, escritor de Cabo verde, estando também presente a ES D. Dinis, de Lisboa.
Viajámos a 18 de Março, até à ES Anselmo de Andrade, numa rota que incluiu a ES Emídeo Navarro. Partilha de leituras em que os nossos alunos André Baptista e Anabela Pereira apresentaram o “Livro do Desassossego” de Bernardo Soares e a “Fórmula de Deus”, de José Rodrigues dos Santos. Gostaram dessa viagem e a sua participação também foi muito apreciada.
Outra rota muito interessante foi a que levou, a 22 de Março, as nossas turmas do 7º ano e alunos da ES Anselmo de Andrade até à ES Fernão Mendes Pinto. Foi muito viva a partilha de leituras e houve também um encontro com a escritora, Isabela Figueiredo. Dos nossos alunos, apresentaram livros o André Velez, a Catarina Pereira, o Hélder Moita e a Lua Santos.
Ver Galeria de Imagens do site da Escola: http://esec-monte-caparica.com/esec/index.php?option=com_rsgallery2&Itemid=73&gid=9
Ver blogs da ESCT:
Subscrever:
Mensagens (Atom)











