Mostrar mensagens com a etiqueta Português. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Português. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Poesia Vadia 2013


Este ano, o Dia da Poesia coincidiu com as férias da Páscoa não tendo sido possível celebrá-lo na escola. Mas o mês de maio é, sem dúvida, um mês de inspiração para os poetas!
 
Assim, é com muita alegria que anunciamos a presença dos Poetas Almadenses com a sua Poesia Vadia, nos próximos dias 2 e 3. As sessões dirigem-se, sobretudo, às turmas de 10º ano mas também já está confirmada a presença de outras turmas de E. Secundário e de 3º ciclo.  
 
Agradecemos desde já a disponibilidade dos Poetas Almadenses, com a certeza de que proporcionarão, novamente, momentos inesquecíveis aos nossos alunos.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Almeida Garrett - exposição bibliográfica

Encontra-se na biblioteca uma mostra de livros de Almeida Garrett, organizada pela professoras Isabel Horta e Antónia Vieira. Também se dá destaque ao DVD do filme de João Botelho, "Quem és tu?", adaptação de Frei Luís de Sousa.
 
 
 
Os alunos da turma do 11º G, da Profª Anabela Pereira estão a realizar trabalhos sobre este autor que serão divulgadas brevemente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mês dos Afetos 2013 - sessões de leitura

Fica assim documentada a sessão de "Leitura & Companhia" realizada pela Profª Beatriz Castelo Branco, na biblioteca, com os alunos do 8º A e B,  no âmbito da disciplina de Português e do PNL, no Dia dos Namorados. Todos estes são excelentes motivos para "sair" da sala de aula e partilhar de forma alegre e festiva os momentos agradáveis que a fruição da leitura proporcionam. Faz-se, assim, uma escola mais viva e "amorosa"... Parabéns por este espírito!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Marcadores de Livros - 10º D

Os alunos do 10º D também estão de parabéns pelas boas frases que produziram sobre a leitura, na aula de Português, com a Profª Sandra Dias. A Biblioteca conseguiu enriquecer a Feira do Livro com estes marcadores e a reflexão que suscitaram!

Feliz Natal para todos!!

Marcadores de Livros - 7º A


Os alunos do 7º A, no âmbito das atividades do Plano Nacional de Leitura e da Disciplina de Português, com a Profª Sandra Dias, produziram frases muto interessantes sobre a LEITURA que foram colocadas nos marcadores de livros da nossa Feira do Livro deste ano.

PARABÉNS e FESTAS FELIZES!!!

sábado, 24 de março de 2012

Poesia Vadia 2

Cumpriu-se o espírito da poesia vadia pois não foram só os poetas convidados que fizeram ouvir os seus versos... A poesia soltou-se de várias vozes, também das dos alunos e professores da escola, numa partilha intergeracional muito interessante. Ficamos mais ricos.

Poesia Vadia 1

Leitura & Companhia teve a companhia dos Poetas Almadenses que nos brindaram mais uma vez com a sua presença no Dia Mundial da Poesia. O nosso auditório foi pequeno para tanta inspiração e entusiasmo. Para quem  assiste pela primeira vez a uma sessão de poesia vadia esta é uma experiência marcante, inesquecível. Quem já conhece, não se cansa de apreciar a força com que a poesia se impõe na sala, a naturalidade com que ela brota dos poetas, dos que não são poetas, dos que gostam de ler, dos que gostam de escutar. E mesmo os que julgavam que não gostavam muito, ficam rendidos ao encantamento... O nosso agradecimento aos Poetas Almadenses por nos abrirem o coração à emoção da escrita e da leitura.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Uma imagem Uma frase

                                                                          (Revista Visão 949, 12 Maio de 2011, p. 25)



Cada vez vejo menos e percebo menos esta sociedade!Abel Dias

As crianças tentam vislumbrar um mundo melhor, mas não está a ser fácil!M. Helena Fraga

A esperança do mundo está no olhar de uma criança. – Luís

Observando o desconhecido
para a realidade encontrar.Anabela Pereira

Isto é  globalização ou é da minha vista?Isabel B.

Por vezes, o que queremos ver não anda a desfrutar a natureza dos campos nem das praias; não passeia pelas ruas nos dias traiçoeiros nem nas noites matreiras; não está em casa, no shopping nem no cinema.
Onde está?
Vira o teu olhar para dentro de ti. Espanta-te!Samuel Ferreiro

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Uma imagem Uma frase

                                              (re-criação da foto de publicidade ao BES- Revista Visão, nº 929, 23  Dez. 2010)

Tudo muda do dia para a noite.  L. F

O mundo é uma beleza tão grande, que evolui cada vez mais.  Tânia

Na outra face do mundo está a floresta 
a tentar que a cidade consiga respirar.
Ajudem a floresta!
O mundo não pode acabar!  Helena Fraga

Que mundo é este em que vivemos???
Luz e sombra. Antigo e moderno.
Tradicional e pós moderno.
Tanto mundo!!!
Tanta gente!!!
Que fazer?
Como?  MAPS

O mundo está a evoluir.  Anónimo

O ante e o depois.  D.T

Cada minuto que passa o nosso mundo evolui!  A.L.C.D

As aparências não iludem: apenas se desenvolvem.  Leonor Arrimar

Na luz do dia ambicionamos o mundo.
Mas na desgraça da lama da noite
fazemo-lo tombar num breu escuro
que o tempo planeou.
Iluminarão a escuridão
as tecnologias?
De advertência encham o
vosso coração.  Samuel Ferreiro

O mundo submerso na tecnologia.  Anónimo

A Lisboa de sempre,
vestida de luz,
mergulhou na noite,
ataviada de néons e saltos altos.
Sonho ou pesadelo?
Caleidoscópio pós-moderno?  Isabel Braga

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Encontros com Luís Alves

Realizaram-se, com muito sucesso, as duas sessões de "Leitura & Companhia" com o poeta Luís Alves, nos dias 10 e 11 de janeiro, que nos trouxe a sua escrita simples mas de grande sensibilidade e profundidade. Mesmo quando nos fez rir com alguns temas inesperados ou, até, prosaicos… Por outro lado, não nos deixou indiferentes o depoimento sobre o seu percurso na escrita e de reconhecimento do crescimento pessoal que esta lhe tem vindo a proporcionar. O nosso agradecimento.
As sessões dirigiram-se, sobretudo, a turmas do ensino secundário, mas também estiveram presentes alguns alunos de 9º ano e adultos do Centro Novas Oportunidades. A audiência  esteve muito atenta e manifestou o seu agrado de forma genuína. O Prof. José Valverde, com as suas intervenções e comentários às leituras, contribuiu muito para o sucesso das duas sessões, revestindo-as de um carácter genuíno de “lição”, no que o termo tem de melhor: universalidade e humanidade. O nosso agradecimento.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Encontro com o escritor Luís Alves

Vai realizar-se mais um encontro com um escritor, poeta de Almada, que nos vem trazer a sua experiência de escrita. As sessões destinam-se, sobretudo, às turmas de 10º ano e aos adultos do CNO. No entanto,toda comunidade educativa  é convidada a assistir, inclusive os encarregados de educação.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Uma Imagem Uma Frase

(imagem da revista "Aposta" , dos CTT, Correios de Portugal, nº 58, Jan. 2008, p.6)
O mundo não é pequeno, nós é que o fazemos minúsculo. Anais L.

O ser humano é um mundo. Helena Fraga

Tu podes ir onde quiseres. Lisa M.

A melhor forma de aprender, é ensinando. Anónimo

O ser humano é um mistério. Sara Batista

Até a lua pode transmitir uma frase. Anónimo

Ter uma missão pode fazer-nos correr o mundo.  Isabel B.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sessões sobre o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Depois dos professores  e dos funcionários,  foi a vez dos alunos do Ensino Secundário, a 18 e 26 de Outubro,  beneficiarem da interessante apresentação sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa com que a Profª Edite Prada tem brindado a nossa escola. Ficámos a saber  mais sobre a evolução da nossa língua, sobre as mudanças mais significativas dos sucessivos  acordos  ortográficos e, sobretudo, sobre as principais alterações a que temos, agora, de  nos habituar.
Todas estas alterações podem custar-nos um pouco, no início, mas é interessante verificar que a discussão à volta do acordo ortográfico veio  enriquecer a reflexão sobre a língua e a consciência de todos nós sobre a importância da língua portuguesa no mundo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma imagem Uma frase


Desta vez a imagem sugerida é uma foto de João Neto, retirada do nº 2, de 2010, da  "Surge. skateboard magazine", interessante revista que é distribuída gratuitamente. Há alguns exemplares na Biblioteca: podes vir buscar um.

Já foram colocadas algumas frases na entrada da Biblioteca. Mas podes enviar o teu contributo como "comentário" a este post.  Eis o que já foi escrito na cartolina:

Se as barreiras aparecem limita-te a saltar por cima delas. André Velez, 7º A

Praticar desporto, como andar de skate, é bom.  David Silva
Se de skate estás a andar,
Tem cuidado
Podes-te aleijar. Hélder Moita, 7º B
.
O limite é rompido com os nossos sonhos. Isabel B.

sábado, 11 de junho de 2011

Maratona de Leitura - 9 de Junho - à noite

(continuação do post anterior)
Um dia inesquecível para os participantes que guardarão na memória que “tudo era possível era só querer (…) e havia para as coisas sempre uma saída”.
Nesta escola sonhou-se esta jornada no respeito pela diversidade multicultural e plurilinguística que a caracterizam e valorizam.
Recolhemos as representações, as emoções, a alegria e as vontades de ser e construir sentidos para a vida, de jovens e menos jovens, mas todos conscientes de que lhes compete a autoria do futuro.  
“Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer
Só sei que tinha o poder duma criança”          
Ruy Belo

Maratona de leitura - 9 de junho - de tarde

(continuação do post anterior)
Realçamos, também, a participação dos alunos mais novos do ensino básico e secundário que demonstraram e partilharam as suas competências criativas, as suas leituras e projectos pondo em comum as suas mundividências.
De um modo geral, foi evidente o fio condutor desta maratona de leituras construído na base das narrativas de vida e das histórias do imaginário colectivo dos povos, da tradição oral permitindo conhecer, reconhecer e valorizar as pessoas nas suas diferenças identitárias e culturais. A par de outras actividades, marcadas pela festa ao som da música de fundo ora melódica e adequada, ora pesada e animadora se leu e conversou o mundo pessoal e universal.
As palavras, as ideias, os valores de referência deram lugar à escuta activa, ao gosto da musicalidade e riqueza da língua portuguesa nas suas manifestações mais puras de crioulo de Cabo Verde e São Tomé, português do Brasil, de Angola e da comunidade cigana.
(continua no post seguinte)

Maratona de Leitura - 9 de Junho - de manhã

Maratona de leitura (s)  entre as coisas e mim havia vizinhança 
No dia 9 de Junho, realizou-se mais uma iniciativa cultural do Plano Nacional de Leitura, no âmbito da Semana da Escola. Deste modo deu-se continuidade ao trabalho desenvolvido em parceria, que em boa hora foi empreendido, entre o Centro Novas Oportunidades, a Biblioteca Escolar, e o Centro Formação Almadaforma, envolvendo toda a comunidade educativa da Escola Secundária Monte de Caparica.
Neste contexto, a actividade designada por “Maratona de Leitura(s)” decorreu ao longo de todo o dia. Concretizou-se uma interacção muito interessante entre grupos diversificados de jovens, adultos formandos, familiares, professores e funcionários. Salientamos o entusiasmo de vários formandos e formadores do RVCC e cursos EFA que de forma intencional e significativa corresponderam ao nosso apelo. (continua no post seguinte)