Integrada na Semana da Leitura, aconteceu mais uma sessão de "Leituras & Companhia", a 6 de março, desta vez na companhia do escritor Jorge Araújo. Trouxe-nos o Comandante Hussi, o Beija-mim e tantas, tantas histórias - umas já escritas, outras em projeto. E quem sabe se outras não terão começado naquele dia e naquela sessão, perante as faces, as perguntas, a atenção de quem esteve presente. A todos encantou, tanto aos alunos mais novos como aos adultos do CNO, com a sua expressividade e sensibilidade. Saímos todos com arco-íris na cabeça, para contrariar a crise e o cinzentismo que, por vezes, nos caracteriza. E com vontade de ler mais livros de Jorge Araújo. Novamente, o nosso agradecimento por partilhar connosco as suas personagens e histórias e a forma como constrói a sua escrita.
Mostrar mensagens com a etiqueta escritores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta escritores. Mostrar todas as mensagens
sábado, 10 de março de 2012
segunda-feira, 5 de março de 2012
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Encontros com Luís Alves
Realizaram-se, com muito sucesso, as duas sessões de "Leitura & Companhia" com o poeta Luís Alves, nos dias 10 e 11 de janeiro, que nos trouxe a sua escrita simples mas de grande sensibilidade e profundidade. Mesmo quando nos fez rir com alguns temas inesperados ou, até, prosaicos… Por outro lado, não nos deixou indiferentes o depoimento sobre o seu percurso na escrita e de reconhecimento do crescimento pessoal que esta lhe tem vindo a proporcionar. O nosso agradecimento.
As sessões dirigiram-se, sobretudo, a turmas do ensino secundário, mas também estiveram presentes alguns alunos de 9º ano e adultos do Centro Novas Oportunidades. A audiência esteve muito atenta e manifestou o seu agrado de forma genuína. O Prof. José Valverde, com as suas intervenções e comentários às leituras, contribuiu muito para o sucesso das duas sessões, revestindo-as de um carácter genuíno de “lição”, no que o termo tem de melhor: universalidade e humanidade. O nosso agradecimento.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Encontro com o escritor Luís Alves
Vai realizar-se mais um encontro com um escritor, poeta de Almada, que nos vem trazer a sua experiência de escrita. As sessões destinam-se, sobretudo, às turmas de 10º ano e aos adultos do CNO. No entanto,toda comunidade educativa é convidada a assistir, inclusive os encarregados de educação.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
"Poesia e Poetas"
Foi muito interessante a sessão “Poesia e Poetas” realizada no dia 8 de Junho pela Biblioteca Escolar e as áreas do currículo que desenvolveram um trabalho mais sistemático nas actividades do Plano Nacional de Leitura: o Português e a Área de Estudo Acompanhado. As turmas do 7ºA, 8º A e B e 9º A compareceram no auditório onde puderam encontrar duas poetas com os seus livros de poesia: Maria Inácia Henriques, com Paisagem com Figura e Jacinta Cruz, com Olhar de Silêncio. As escritoras apresentaram-nos os seus livros, falaram-nos sobre o que significa para elas escrever, como surge a inspiração, como é preciso, às vezes, procurar intensamente a palavra certa, ou a ideia certa para um poema. Alguns dos seus trabalhos foram lidos e apreciados pela audiência. Também responderam às questões colocadas e reflectiram com os alunos sobre a importância da leitura e da sensibilidade em encontrar poesia nas mais pequenas (grandes) coisas da vida.
Depois foi a vez de os alunos e uma funcionária da escola apresentarem poemas da sua autoria o que foi muito gratificante. A entrega dos Prémios do Concurso “Faça lá um Poema” foi adiada para o dia seguinte por estarem ausentes alguns premiados, dada a realização de outras actividades da Semana da Escola, em simultâneo. Mas os seus poemas foram também escutados e apreciados por toda a audiência.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
domingo, 20 de março de 2011
Rotas de Leitura – Poetas Almadenses - Poesia vadia
Integrado na Semana de Leitura, nas Rotas de Leituras do 2º POEMA e para festejar Março, o mês da poesia, a Escola Secundária do Monte de Caparica recebeu os Poetas Almadenses com a sua Poesia Vadia. Foram três empolgantes sessões de Poesia, dirigidas aos alunos do Ensino Secundário e aos adultos dos Cursos EFA e Centro Novas Oportunidades. Esteve também patente uma exposição sobre a s actividades dos poetas Almadenses.
Para além da nossa pequena galeria de fotografias poderão consultar a excelente reportagem do evento efectuada por Ermelinda Toscano, entusiasta dinamizadora das actividades dos Poetas Almadenses, que nos premeia com texto, fotos e vídeos das três sessões.
A ela e a todos os “Poetas Almadenses” o nosso grande agradecimento.
Viva a Poesia!
Notícia - http://metoscano.blogspot.com/2011/03/poesia-vadia-foi-escola.html
As reportagens fotográficas - http://poetas-almadenses.blogspot.com/
Os vídeos - http://poesia-vadia.blogspot.com/search/label/Poesia%20Vadia%20na%20Escola
As reportagens fotográficas - http://poetas-almadenses.blogspot.com/
Os vídeos - http://poesia-vadia.blogspot.com/search/label/Poesia%20Vadia%20na%20Escola
Ver Galeria de Imagens do site da Escola: http://esec-monte-caparica.com/esec/index.php?option=com_rsgallery2&Itemid=73&gid=8
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Dia dos Namorados
As actividades do Dia dos Namorados correram com animação. Nos dias anteriores, as turmas do 3º Ciclo produziram, na aula de português, “definições” e reflexões sobre o amor que foram colocadas em nuvens, na Biblioteca. No próprio dia, outras nuvens apareceram, umas mais sérias, outras mais engraçadas… Durante todo o dia, entre as nuvens, correram também filmes de amor. Considerando o número de cartas e mensagens personalizadas que circularam, supõe-se, com alguma certeza, que muitos corações palpitaram por aí, num frenesim de canetas e teclados. O “Cupido´s Express” revelou ser um serviço de grande valor acrescentado! A caixa tornou-se pequena para tantas missivas e a turma do 9º C que tinha criado, também, um “correio de amor” associou-se ao Cupido da Biblioteca, procedendo à distribuição de todas as mensagens.
À noite, a sessão “Cartas de Amor, quem as não tem?”, do CNO a Ler +, decorreu com a apresentação de algumas preciosidades, do princípio do séc. XX.
Cartas, fotografias e missivas guardadas entre fitinhas e flores secas. Falou-se da maneira como se namorava, da maneira como se namora agora. O jovem aluno André Baptista, do turno diurno, esteve presente, mostrando que agora as mensagens geralmente já não correm no papel mas no mundo virtual. Será que os corações palpitam na mesma!? Finalmente o jovem escritor Davide da Silva apresentou o seu livro “O Guia”, um romance passado nos Açores. A sessão terminou com cantigas… de amor, pelos Prof.s Joaquim Monteiro e Filipa Carvalho.
Ver Galeria de Imagens do site da Escola: http://esec-monte-caparica.com/esec/index.php?option=com_rsgallery2&Itemid=73&gid=6
quinta-feira, 18 de março de 2010
Encontro com Ondjaki e Jorge Arrimar
No passado dia 16 de Março, pelas 12h, concretizou-se o Encontro de Escritores anunciado, com a presença de Ondjaki e Jorge Arrimar. O encontro, integrado no Plano Anual da Biblioteca, foi muito agradável, com momentos até divertidos, pelas histórias que os autores partilharam com os alunos sobre os seus livros e sobre as suas vivências, de Angola, e das várias partes do mundo onde viveram e escreveram. Os alunos das turmas 7º A, 8ºA, 10º C e 11º G que têm estado a ler a obra destes escritores, em trabalho sustentado pela disciplina de Português e também na Área de Projecto, traziam alguns trabalhos sobre os autores e sobre os seus textos e também perguntas preparadas, até em forma de entrevista. A leitura, a escrita e a actividade de escritor foram também motivos de reflexão. Estava presente uma mostra de livros dos autores e a apresentação das suas referências biobibliográficas.![]()
Para receber de forma mais festiva os escritores e os alunos e como enquadramento à temática angolana, a sala foi decorada com samacacas (panos coloridos de uso tradicional em Angola), foram expostos trabalhos em tinta da china dos artistas plásticos Ivanhoe e Helena Justino, e também peças de arte africana, nomeadamente um conjunto de peças em madeira referentes à actividade quotidiana e artística das tribos do sul de Angola. Estes trabalhos e peças foram gentilmente cedidos pela Sra. D. Zélia Pereira, da EB 2,3 Miradouro de Alfazina e pelos professores do Centro de Formação, Adelaide P. da Silva e Jorge Albuquerque, também parceiros da iniciativa, por via do Projecto ALReP – Almada Referencial do Ensino do Português: Língua, Cultura e Cidadania.
A Equipa da Biblioteca agradece a todos os intervenientes, especialmente aos escritores que acederam a partilhar connosco uma certa magia da arte de escrever. Para nos tornarmos melhores leitores e, provavelmente, melhores pessoas já que essa é a maior função da arte. A Ondjaki, um especial reconhecimento por ter reservado estas horas preciosas da sua curta estadia em Lisboa, entre o Brasil e Angola. Para além da amizade que nos testemunha, talvez o reconhecimento de que o Projecto ALReP e a Escola do Monte de Caparica, com todo o seu perfil multicultural, tenha merecido a sua atenção
|
sábado, 13 de março de 2010
Encontro com Poeta Xico Braga
Realizou-se no dia 11 de Março, pelas 10 h, no Auditório da escola, o encontro com o poeta Xico Braga. Foi recebido na Biblioteca onde está presente uma mostra de livros do autor. Encontram-se igualmente expostas “Receitas (quase) poéticas” dos alunos do 9º B e 10º L. Para além da reflexão sobre o que significa escrever leram-se algumas receitas poéticas de Xico Braga e também algumas receitas (quase) poéticas dos alunos, o que resultou num encontro muito agradável. O autor respondeu a todas as questões levantadas e brindou a audiência com alguns poemas inéditos. Ficaram lançados outros desafios de leitura e de escrita que os alunos irão agarrar, na certa, redobrando-se o entusiasmo de conclusão do projecto do livro já anunciado.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Xico Braga, Receitas Poéticas e turmas do 9º B e 10º L
No dia 11 de Março, pelas 10 h, no Auditório da Escola, duas turmas da Escola vão receber o escritor Xico Braga. A partir da ideia do seu livro “Receitas Poéticas”, os alunos estão a construir um outro livro que designam “Receitas Quase Poéticas”. O trabalho está a ser desenvolvido na Área de Projecto (9ºB), com a Profª Ana Branca e na Disciplina de Técnica Pedagógica de Intervenção Educativa (10ºL), com a a Profª Helena Costa . O Encontro vai ter lugar no Auditório da Escola e a Biblioteca Escolar associou-se ao evento. Os trabalhos já concluídos dos alunos vão ser expostos na Biblioteca e também estará aí patente uma exposição Biobibliográfica do autor. Os alunos e as professoras vão continuar a trabalhar a ideia do projecto do livro. Aguardamos a sua concretização e anunciaremos oportunamente o seu lançamento!
Subscrever:
Mensagens (Atom)






No passado dia 16 de Março, pelas 12h, concretizou-se o Encontro de Escritores anunciado, com a presença de Ondjaki e Jorge Arrimar. O encontro, integrado no Plano Anual da Biblioteca, foi muito agradável, com momentos até divertidos, pelas histórias que os autores partilharam com os alunos sobre os seus livros e sobre as suas vivências, de Angola, e das várias partes do mundo onde viveram e escreveram. Os alunos das turmas 7º A, 8ºA, 10º C e 11º G que têm estado a ler a obra destes escritores, em trabalho sustentado pela disciplina de Português e também na Área de Projecto, traziam alguns trabalhos sobre os autores e sobre os seus textos e também perguntas preparadas, até em forma de entrevista. A leitura, a escrita e a actividade de escritor foram também motivos de reflexão. Estava presente uma mostra de livros dos autores e a apresentação das suas referências biobibliográficas.


