Mostrar mensagens com a etiqueta interculturalidade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta interculturalidade. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dia da Diversidade - Pedro Patraquim com o 8º B

O psicólogo Pedro Patraquim dinamizou os "Jogos da Diversidade" com a turma do 8º B. No final, os alunos produziram individualmente, frases de reflexão sobre o tema. Foi este, o resultado:
Tratado de Diálogo Intercultural
·       Conhecer é falar, partilhar é interagir. Respeita as diferenças dos outros pois somos todos diferentes.

·       A diversidade é a diferença entre culturas.

·       Nunca devemos desprezar os outros.

·       Não interessa de onde somos mas sim quem somos.

·       Devemos partilhar as nossas coisas para termos uma boa relação.

·       A amizade é uma das coisas mais importantes da vida porque sem amizade e sem amigos não é a mesma coisa e nem tem a mesma piada.

·       Não julgar pela aparência mas sim por dentro.

·       O poder de pensar e agir terá de tomar lugar para combater a diferença.

·       A minha cultura vou partilhar, as outras culturas vou respeitar.

·       A diferença é um livro de aventuras e sabedoria; o desconhecido é como um livro fechado na nossa biblioteca ainda por abrir.

·       As diferenças têm de ser respeitadas por todos porque enriquecem-nos e porque só assim conseguimos conviver em conjunto.

·       Devemos respeitar as várias culturas e não desrespeitar.

·       Temos de aceitar as várias diferenças e culturas e só assim conseguimos ter uma boa amizades e paz no mundo.

·       Toda a gente tem modos de vida diferentes e isso não se escolhe.

·       As pessoas não são o que parecem pois mostram-se uma coisa e são outra.

·       Toda a gente tem a sua própria cultura e os seus modos de viver; por isso somos todos diferentes.

·       “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”- frase de Bob Marley.

·       Nunca devemos julgar os outros pelo  que são por fora mas sim pelo que são por dentro.

·       Devemos respeitar as culturas e os estereótipos.

·       As amizades têm de ser respeitadas e protegidas.

·       Devemos aceitar as diferenças dos outros.

·       Os amigos não se escolhem pelas culturas nem pelo modo de vida.

Dia da Diversidade com Myriam Jubilot Carvalho

O Dia da Diversidade começou com Myriam Jubilot de Carvalho, trazendo-nos Uma História de Amor, do Alandalus. Mostrou-nos como a Península Ibérica é um local de diversidade, como se cruzaram por cá povos e culturas, como ainda hoje somos marcados pelas nossas heranças de língua e de forma de ser. Finalmente desvendou-nos a sua paixão de estudo, da presença árabe na Península Ibérica, da poesia e histórias que também ainda cruzam a nossa literatura. Foi bonito ver como os alunos do 10º F aderiram à sua mensagem e como se sentiram também ibéricos pois alguns dos poemas do alandalus que foram lidos e interpretados, eram traduções em castelhano. Todos os compreenderam bem e alguns leram-nos com uma excelente pronúncia e à vontade. Foram uns momentos importantes de enriquecimento e de partilha. O nosso agradecimento, mais uma vez, à professora e poeta Myriam Jubilot de Carvalho.

Dia da Diversidade - Adultos do CNO

Na semana anterior um grupo de adultos do CNO foi desafiado a escrever umas frases sobre a Diversidade Cultural. Eis o resultado:


A diversidade pode ser entendida como a cultura de cada país com o seu povo. No meu país temos música, semba, dança e o nosso prato é muamba. Em relação à nossa educação, os nossos filhos têm mais respeito pelos pais e pelas outras pessoas e até com os nossos vizinhos.                                            António Joaquim Quissam


Dia 21 de Maio é o dia da diversidade cultural. Um dia em que todos nós podemos aproveitar para falar de nós, como somos, nas nossas diferenças, mas também nas nossas semelhanças, por vezes somos iguais. Ao mesmo tempo, por vezes tornamo-nos egoístas, dado o clima que cada um vive, por vezes ouvimos, mas quando paramos para olhar para o vizinho do lado nem sempre perguntamos se está bem.
Temos que ser tolerantes com os outros, ter mais atenção, mas também e sobretudo não termos medo de nos aproximar porque somos pessoas diferentes.                                                                            Marcolino Teixeira


Somos todos diferentes em tudo, acho eu que a diversidade é muito importante, uma cultura diferente da outra dando mais prazer à vida porque se tudo fosse igual seria uma rotina insuportável.                        Fernando Ramos


A diversidade baseia-se na cultura e na diferença e nas várias formas de viver. Espero que todos os dirigentes cheguem a tomar consciência de que todos nós somos iguais, não interessa a cor porque o sangue é da mesma cor. O que interessa é conviver com todos seja pobre ou rico, somos de carne e osso. Espero que deixemos de ter opiniões erradas para com os outros.                                                                                         Manuel Monteiro


A diversidade é a compreensão entre todas as pessoas, seja qual for a sua raça.                                     Umbelina


A diversidade deveria ser uma união das pessoas para podermos ter mais experiências das culturas dos povos. Devia haver mais harmonia entre todos os seres humanos e fazermos mais uns pelos outros.           Manuel Oliveira


A diversidade é toda a cultura, na qual se juntam religiões unidas, que devem tolerar-se e compreender-se umas às outras, tentando que não haja divergências. Juntar os amigos num almoço e discutir as ideias uns com os outros poderá ser uma forma de diálogo cultural para que em tolerância o mundo se compreenda em tudo o que é de bom e de melhor.                                                                                                                  João Cardoso                     


A diversidade é conviver com todas as raças, saber ouvir, escutar, compreender, partilhar e dialogar.
                                                                                                                                Ana Paula Pereira Carvalho


Diversidades entre povos, é também assinalar as diferenças entre os povos, compreender-se uns aos outros, é querer saber de diferentes culturas como a de Angola e de Portugal. Saber do semba em Angola, do fado em Portugal, do samba no Brasil são alguns exemplos de diversidade, é também falar das religiões e sobretudo sermos mais tolerantes entre os povos.                                                                           Isaac António Quissango


Espero que a partir desta data haja mais consciência principalmente respeitando a tradição das culturas para nos unirmos e reconciliarmos com boa vontade, unidos, conseguindo deixar bons exemplos para os nossos filhos.
                                                                                                                                                   Lídia Santos


A diversidade baseia-se nas diferentes culturas entre povos, na diferença ideológica e religiosa. Nós estamos abertos a novos costumes e vivências entre povos e a natureza.                                         Cândido da Silva Manuel


A diversidade baseia-se nas culturas das pessoas porque sou uma pessoa que gosto de todos, gosto de conviver com todos e ter mais respeito pelas pessoas para que possa também ser respeitado pelas mesmas. Eu gosto dos meus vizinhos porque eles são boas pessoas.                                                                      Manuel José Monteiro

Eu dou-me bem como todos. Respeito todas as pessoas de todas as regiões do mundo e de todas as culturas.
Jorge Santos

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dia Mundial da diversidade Cultural para o Diálogo e desenvolvimento

Encontra-se na Biblioteca uma exposição sobre o significado do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento que inclui a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, aprovada em 2001 pela UNESCO. Poderemos aí encontrar, também, as 10 sugestões da UNESCO e da Aliança das Civilizações para a celebração deste dia. Em algumas mesas e expositores foram organizadas pequenas mostras de documentação com a temática da diversidade cultural.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Língua Materna


(cartaz - Prof. José Henrique Fernandes)

(postado incialmente a 15-02-2012)

Vamos celebrar novamente, este ano, as línguas maternas. Falar, comunicar, ler. Participa! Mostra-nos a tua língua, a tua cultura. Contos, lendas, histórias, poemas, músicas, danças, diálogos, representações. Exposições. O que tens para nos mostrar? O que é que os meus colegas têm para nos mostrar? O que podemos partilhar? 
O Pavilhão B e a Biblioteca vão ter tanta coisa nesse dia! O quê? O que trouxeres, o que preparares ao longo deste mês de fevereiro.  Com a ajuda dos professores de línguas, na Biblioteca, na tua associação de estudantes, na tua associação recreativa... O espaço do pavilhão B vai ser verdadeiramente teu, para  te
DAR VOZ!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dia Europeu das Línguas na ES Monte de Caparica


A Escola Secundária do Monte de Caparica celebra com a sua comunidade educativa o Dia Europeu das Línguas, a 26 de Setembro de 2011.
Conscientes da importância das línguas na comunicação queremos com esta iniciativa contribuir para favorecer a compreensão cultural e a integração social, num espírito de cidadania europeia.
Consideramos que aprender línguas, falar línguas, comunicar em diferentes línguas constitui um grande desafio para fazer face às exigências do mundo actual, no respeito pelos valores e cultura dos outros.
A Escola Secundária do Monte de Caparica detentora de uma acentuada diversidade cultural e linguística, privilegia um ambiente acolhedor de interculturalidade, favorecendo o diálogo entre as diferentes comunidades e pessoas, de modo a potenciar a qualidade das aprendizagens e da formação integral dos alunos.
O Dia Europeu das Línguas em processo de construção e divulgação vai ser vivido criativamente com várias actividades, desde exposições, animações (vídeo, música, teatro, desenho, fotografia, textos), concursos, workshops, em que a (s) língua (s) é a chave de um mundo com futuro.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Projecto Ler, Comunicar, Construir o diálogo intercultural.

 

A Biblioteca da ESMC, em parceria com o Centro de Formação AlmadaForma candidatou-se ao Concurso de Apoio a Bibliotecas Escolares, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o  "Projecto Ler, Comunicar, Construir o diálogo intercultural". Este projecto foi aprovado para o período de 1 de Setembro de 2011 a 31 de Agosto de 2012 e será financiado pela Fundação Gulbenkian.

A equipa responsável é constituída pelas professoras Isabel Braga (Professora Bibliotecária, coordenadora), Adelaide Paredes da Silva (CFECA), Celina Busto (CNO), Beatriz Castelo Branco (Departamento de Línguas), Luzia Lourenço (Departamento de Expressões).
Convida-se a comunidade educativa a participar nas iniciativas,  a apresentar sugestões de outras que se enquadrem dentro do espírito do projecto e  a apresentar listagens  bibliográficas que as suportem, tendo em vista a sua aquisição urgente.    
Nota: Os documentos sobre o Projecto mantêm-se ao longo do ano na sub-página do blogue da biblioteca, separador "Documentos da Biblioteca"