Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens

domingo, 19 de maio de 2013

Chimamanda Adichie: o perigo da história única



Chimamanda Adichie é uma escritora nigeriana que diz ser uma "contadora de histórias".

Numa das palestras  TED,  amplamente divulgadas na internet, dissertou sobre o "perigo da história única".

Um excelente vídeo para o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, que se comemora no próximo dia 21 de maio. VER AQUI O VÍDEO

Um dos seu livros, Ibisco roxo já está editado em português por uma editora brasileira "Companhia das Letras", onde se pode ler um extrato em pdf.

(Agradecemos a Cláudia Vaz, professora de antropologia do ISCSP, que nos falou do "perigo da história única", na sua comunicação nas Conferências dos Capuchos, de dia 18.)

 
 
 
 
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Leituras & Companhia com Garrett

Está patente na biblioteca uma mostra de livros do escritor Almeida Garrett. De vez em quando,  dá-se destaque a um escritor, num ciclo que se pretende cada vez mais regular. Desta vez, a nossa sessão de Leituras & Companhia contará com a presença dos alunos de Português da Profª Anabela Pereira que nos apresentarão alguns trabalhos realizados e leituras de Almeida Garrett. Já soubemos que alguns alunos da Profª Beatriz Castelo Branco poderão contribuir um pouco para a sessão. Os  adultos do CNO que continuam a gostar de participar nas nossas sessões de leitura já foram convidados e lançamos também o convite a quem gosta de ler e ouvir ler, a participar nestas sessões que costumam ser muito variadas e enriquecedoras.

Apesar de se realizar apenas no dia seguinte, esta sessão também será uma forma de lembrar  a celebração do Dia do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril).

domingo, 17 de março de 2013

Ora lê isto!

 

Rhoda, Neville, Susan, Jinny, Bernard e Louis conhecem-se e convivem desde a infância, no entanto em AS ONDAS “lemo-los” através de solilóquios que dão conta do movimento da consciência.  No extrato que segue, o olhar de alguns deles sobre o mesmo acontecimento: ir à escola pela primeira vez.                                                       
                                                                                    Ludovina Pereira
 
‘This is my first night at school,’ said Susan, ‘away from my father, away from my home. My eyes swell; my eyes  prick with tears. I hate the smell of pine and linoleum. I hate the wind-bitten shrubs and the sanitary tiles. I hate the cheerful jokes and the glazed look of everyone.’
‘The purple light’, said Rhoda, ‘in Miss Lambert’s ring passes to and fro across the black stain on the white page of the Prayer Book. It is a vinous, it is an amorous light. Now that our boxes are unpacked in the dormitories, we sit herded together under maps of the entire world.(…) But here I am nobody. I have no face.’
‘That dark woman,’ said Jinny, ‘with high cheek-bones, has a shiny dress, like a shell, veined, for wearing in the evening. That is nice for summer, but for winter I should like a thin dress shot with red threads that would gleam in the firelight. Then when the lamps were lit, I should put on my red dress and it would be thin as a veil, and would wind about my body, and billow out as I came into the room, piroueting.’

quinta-feira, 14 de março de 2013

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 5


No final da tarde. Alunos de Português Língua Não Materna

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 4

À tarde, com os adultos do ex-CNO e as turmas do 11º E e 11º D.

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 3


No final da manhã, na biblioteca. Com a poetisa Myriam Jubilot de Carvalho. Leituras muito variadas.

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 2


 No auditório. As turmas do 3º ciclo: 7º A, 8º A e B. E também com a presença de algumas mães e professoras...

Semana da leitura 2013- marÀtona da leitura1

De manhã, bem cedo. Com a turma do 10º C e outros alunos.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Exposições e Projeções


Já estão patentes as exposições da Semana da Leitura mas.. ainda podem ser enriquecidas! Quem quer acrescentar mais uma "gota-poema"? Quem quer projetar um vídeo ou um power-point? Quem quer mostrar "aquele" livro maravilhoso sobre o mar!?

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ora lê isto



Na Semana da Leitura, sendo o leitmotiv o mar, convido-vos a (re )ler O Mar de Madrid, de João de Melo. Um livro sobre os encontros e desencontros entre Portugal e Espanha. Onde fica o mar? Cabe-lhe a si encontrá-lo.
                                                                            Ludovina Pereira

 "A primeira vez em que viajou até ao país vizinho, Francisco Bravo Mamede, o senhor poeta, viu que as cidades de Espanha ficavam no fim de todos os caminhos. Para se ir de uma para a outra, e não havendo passagem para a cidade seguinte, andava-se por ali ao deus-dará, às voltas e mais voltas para não se enredar a gente no fio de orientação que levava para fora do emaranhado urbano, como quem procura e finalmente encontra a porta de saída de uma casa desconhecida. Ia-se então adiante, sem rumo nem certeza alguma sobre a hora de chegada ao destino que se havia traçado (se haciendo el camino al andar, como no verso do querido mestre Antonio Machado) - e logo toda ela se recortava ao longe, muito nítida de luz, como um baixo-relevo que emergisse do fundo da paisagem.”

quinta-feira, 7 de março de 2013

Ler em todas


Na sala de professores foram colocadas  muitas sugestões de textos, a serem lidos nestes 15 minutos (simbólicos) de leitura.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Semana da Leitura 2013 - Motes

 
O Plano Nacional de Leitura propõe a semana de 11 a 15 de março como a Semana da Leitura, que este ano será centrada na temática do MAR, com uma série de motes que podem ser desenvolvidos pelas diferentes disciplinas, em diversas áreas apresentadas ou outras que se relacionem com o tema principal.

Os professores e alunos da escola têm vindo a ser desafiados a desenvolverem trabalhos sobre o tema que serão apresentados durante essa semana em exposições, encontros, projeções e outras formas, tanto no contexto de sala de aula, como na biblioteca ou noutros locais da escola.

Também foram desafiados a concorrer ao concurso "Eu escrevo ", com o tema  "Ler o mar", trabalhos a desenvolver nos motes e áreas sugeridos.

Em breve será publicado o programa de atividades da nossa escola, mas continua o desafio de produção de trabalhos e preparação das leituras para esta semana.

Ver mais em:

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21

Regulamento do Concurso "Ler o Mar":

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/uploads/formacao/ler_o_mar_regulamento_28d.doc

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mês dos Afetos 2013 - sessões de leitura

Fica assim documentada a sessão de "Leitura & Companhia" realizada pela Profª Beatriz Castelo Branco, na biblioteca, com os alunos do 8º A e B,  no âmbito da disciplina de Português e do PNL, no Dia dos Namorados. Todos estes são excelentes motivos para "sair" da sala de aula e partilhar de forma alegre e festiva os momentos agradáveis que a fruição da leitura proporcionam. Faz-se, assim, uma escola mais viva e "amorosa"... Parabéns por este espírito!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Concurso "Eu escrevo!"

O Plano Nacional de Leitura lança mais um desafio aos alunos das escolas portuguesas com o concurso "Eu escrevo!" que este ano tem como tema "Ler o Mar".
 
Os alunos do 3º Ciclo são desafiados à  a construção de um texto jornalístico – reportagem e
aos alunos do ensino secundário é proposta a construção de um texto argumentativo. 
Estes textos devem mobilizar diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a  Semana da Leitura.  Aos textos podem aliar-se imagens originais que o ilustrem, através do recurso a materiais e a técnicas plásticas ou gráficas diversas.
 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Leituras vividas em Multiculturalidade


Boas parcerias continuam a dar muito bons resultados!

A jovem Bruna Ribas, estudante do 3º ano da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, apoiada pelo Centro de Formação AlmadaForma e o CNO da nossa escola,  promove na nossa  Biblioteca as sessões "Leituras vividas em Multiculturalidade". Estas sessões dirigidas especialmente a um público adulto e heterogéneo, pretendem desenvolver o espírito crítico sobre a sociedade contemporânea, através de obras da literatura tradicional da língua portuguesa e da sua própria experiência de vida, em verdadeiro exercício de cidadania.

Já se realizaram várias sessões no final de 2012: a 15 e 27 de novembro e a 4 de dezembro. Neste ano de 2013 já se realizou uma, na semana passada, a 29 de Janeiro de 2013. Está prevista também a participação da Bruna Ribas e das suas propostas de leitura no Dia Internacional da Língua Materna, a 21 de fevereiro, e na Semana da Leitura, em março.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

FEIRA DO LIVRO DE NATAL


 
Está a ser muito participada a FEIRA DO LIVRO DE NATAL. O Sr. Justino Barreiros voltou a trazer-nos uma seleção de livros muito interessante.
 
Mais uma vez valorizámos o livro e a leitura, recordando que UM LIVRO CONTINUA A SER A MELHOR PRENDA DE NATAL!!

Marcadores de Livros - 10º D

Os alunos do 10º D também estão de parabéns pelas boas frases que produziram sobre a leitura, na aula de Português, com a Profª Sandra Dias. A Biblioteca conseguiu enriquecer a Feira do Livro com estes marcadores e a reflexão que suscitaram!

Feliz Natal para todos!!

Marcadores de Livros - 7º A


Os alunos do 7º A, no âmbito das atividades do Plano Nacional de Leitura e da Disciplina de Português, com a Profª Sandra Dias, produziram frases muto interessantes sobre a LEITURA que foram colocadas nos marcadores de livros da nossa Feira do Livro deste ano.

PARABÉNS e FESTAS FELIZES!!!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jornal República


O Professor Doutor João Carlos Fernandes ofereceu à Biblioteca os dois primeiros números do jornal “República”, da série iniciada este ano de 2012.
Os mais velhos de nós nunca esqueceram o papel relevante deste jornal no tempo da ditadura, resistindo à opressão; lutando pela democracia.
Aqui ficam os nossos agradecimentos e a nossa expetativa face às próximas edições.
                                                          Helena Fraga / Isabel Braga