Mostrar mensagens com a etiqueta leitura e companhia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura e companhia. Mostrar todas as mensagens

sábado, 4 de maio de 2013

Poesia vadia 2013- dia 3 de maio

No dia 3 de maio os "nossos" Poetas Almadenses voltaram a animar uma excelente sessão de Poesia Vadia, com poemas da sua autoria e também de outros autores. Os nossos alunos também contribuíram com muito interesse e... muita poesia. A Leonor Arrimar e a Patrícia Cabecinha leram os poemas classificados no Concurso "Faça lá um Poema" e o Pedro Morais, o Gonçalo Fiuza, o Guilherme Almeida, a Catarina Roliz, a Luciana Massariol leram poemas de poetas consagrados da literatura portuguesa. A revelação da manhã foi o aluno Duarte Homem, do 10º B que disse dois poemas de Fernando Pessoa de uma forma que cativou toda a audiência.
 
Os alunos e toda a escola agradecem aos Poetas Almadenses a disponibilidade demonstrada para realizarem estas sessões que tanto contribuem para o gosto pela poesia, pela expressão oral, pela produção escrita e pela arte em geral.

Poesia Vadia 2013 -dia 2 de maio

Foi  muito animada e enriquecedora a primeira sessão deste ano, no dia 2 de maio, de "Leituras & Companhia" com os Poetas Almadenses que nos honraram novamente com a sua presença, trazendo a Poesia Vadia. Estiveram presentes Alexandre Castanheira, Amélia Cortes, Clara Mestre, Conceição Alves, Gertrudes Novais e Luís Alves. Houve também a participação de elementos da escola e, nomeadamente, do Prof. José Valverde que dinamizou a reflexão e o debate. O aluno Carlos Vitor, do 10º ano, mereceu o forte aplauso de todos os presentes que ouviram o seu poema vencedor do Concurso "Faça lá um Poema" deste ano.

Mais uma vez a poesia impôs-se na sala e todos os presentes aderiram de forma muito entusiasmada.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Poesia Vadia 2013


Este ano, o Dia da Poesia coincidiu com as férias da Páscoa não tendo sido possível celebrá-lo na escola. Mas o mês de maio é, sem dúvida, um mês de inspiração para os poetas!
 
Assim, é com muita alegria que anunciamos a presença dos Poetas Almadenses com a sua Poesia Vadia, nos próximos dias 2 e 3. As sessões dirigem-se, sobretudo, às turmas de 10º ano mas também já está confirmada a presença de outras turmas de E. Secundário e de 3º ciclo.  
 
Agradecemos desde já a disponibilidade dos Poetas Almadenses, com a certeza de que proporcionarão, novamente, momentos inesquecíveis aos nossos alunos.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Leituras & Companhia com Garrett

Está patente na biblioteca uma mostra de livros do escritor Almeida Garrett. De vez em quando,  dá-se destaque a um escritor, num ciclo que se pretende cada vez mais regular. Desta vez, a nossa sessão de Leituras & Companhia contará com a presença dos alunos de Português da Profª Anabela Pereira que nos apresentarão alguns trabalhos realizados e leituras de Almeida Garrett. Já soubemos que alguns alunos da Profª Beatriz Castelo Branco poderão contribuir um pouco para a sessão. Os  adultos do CNO que continuam a gostar de participar nas nossas sessões de leitura já foram convidados e lançamos também o convite a quem gosta de ler e ouvir ler, a participar nestas sessões que costumam ser muito variadas e enriquecedoras.

Apesar de se realizar apenas no dia seguinte, esta sessão também será uma forma de lembrar  a celebração do Dia do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril).

quinta-feira, 14 de março de 2013

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 5


No final da tarde. Alunos de Português Língua Não Materna

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 4

À tarde, com os adultos do ex-CNO e as turmas do 11º E e 11º D.

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 3


No final da manhã, na biblioteca. Com a poetisa Myriam Jubilot de Carvalho. Leituras muito variadas.

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 2


 No auditório. As turmas do 3º ciclo: 7º A, 8º A e B. E também com a presença de algumas mães e professoras...

Semana da leitura 2013- marÀtona da leitura1

De manhã, bem cedo. Com a turma do 10º C e outros alunos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mês dos Afetos 2013 - sessões de leitura

Fica assim documentada a sessão de "Leitura & Companhia" realizada pela Profª Beatriz Castelo Branco, na biblioteca, com os alunos do 8º A e B,  no âmbito da disciplina de Português e do PNL, no Dia dos Namorados. Todos estes são excelentes motivos para "sair" da sala de aula e partilhar de forma alegre e festiva os momentos agradáveis que a fruição da leitura proporcionam. Faz-se, assim, uma escola mais viva e "amorosa"... Parabéns por este espírito!

sábado, 24 de novembro de 2012

Leituras & Companhia com Myriam Jubilot de Carvalho

Várias datas e efemérides de novembro e dezembro são dedicados a temas dos Direitos Humanos. Também se celebra o Natal com a sua simbologia de fraternidade e paz. Myriam Jubilot de Carvalho trouxe-nos estes temas através das religiões, através da poesia, através dos livros que sustentaram a sua própria reflexão. Trouxe-nos também as suas palavras e propostas de atividades. Nesta 4ª feira de 21 de novembro pôs-nos a pensar e a partilhar ideias, inquietações, certezas, dúvidas... Bem haja!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Leituras & Companhia de 19 de outubro

No dia 19 de outubro realizou-se a primeira sessão de Leituras & Companhia. Foi uma conversa animada, com a apresentação dos livros que lemos durante as férias. Seguidamente, os alunos do 8º A terminaram a produção dos trabalhos e procederam à montagem da exposição sobre José Saramago, na Biblioteca, enquadrada pela comemoração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar que se celebra hoje, dia 22 de outubro.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Leitura & Companhia - 6 de junho



Afinal, contra todas as previsões, não foi possível realizar no exterior a nossa última sessão de "Leituras & Companhia"  porque estava chover! Deste modo, socorremo-nos do palco improvisado do Pavilhão B onde decorria  "Música aos Montes", atividade integrada na Semana da Escola. Os alunos do 7º A apresentaram uma leitura encenada de trechos de "Leandro, o rei da Helíria", de Alice Vieira.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Leitura & Companhia a 16 de maio

Realizou-se mais uma sessão de Leitura & Companhia, em boa companhia. Falou-se de livros de banda desenhada, de livros de mistério e aventura e de outros livros, de temas mais "sérios"... Foi, novamente, um tempo muito bem passado, com leitura, reflexão e... bolachinhas!

Combinamos que a próxima sessão será ao ar livre. Boa ideia, não é?

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Leituras & Companhia a 16 de maio


Está confirmada a data da próxima sessão de Leituras & Companhia para 16 de maio! Compareçam!

E que tal trazerem sugestões de banda desenhada?   :-))


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Leitura & Companhia a 2 de maio

A sessão de Leitura & Companhia de 2 de maio correu bem, com a presença de alunos do 3º Ciclo,  do Centro Novas Oportunidades e professores. Foram apresentados muitos livros, com  temas variados, e de uma forma que realmente desperta a curiosidade de quem não os conhece. Quando os livros apresentados já eram conhecidos de alguns dos presentes, houve debate  animado sobre eles. Sobre outros, para além da apresentação, houve leitura de pequenos excertos. À saída, todos foram unânimes em querer uma sessão para breve. Talvez a 16 de maio. Depois confirma-se!