Mostrar mensagens com a etiqueta maratona de leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta maratona de leitura. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de março de 2013

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 5


No final da tarde. Alunos de Português Língua Não Materna

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 4

À tarde, com os adultos do ex-CNO e as turmas do 11º E e 11º D.

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 3


No final da manhã, na biblioteca. Com a poetisa Myriam Jubilot de Carvalho. Leituras muito variadas.

Semana da Leitura- marÀtona da leitura 2


 No auditório. As turmas do 3º ciclo: 7º A, 8º A e B. E também com a presença de algumas mães e professoras...

Semana da leitura 2013- marÀtona da leitura1

De manhã, bem cedo. Com a turma do 10º C e outros alunos.

domingo, 18 de março de 2012

Maratona da Leitura 6

Maratona da Leitura 5

Maratona da Leitura 4

Maratona da Leitura 3

Maratona da Leitura 2

Maratona da Leitura 1

Maratona da Leitura - Balanço

Foi uma verdadeira maratona de leitura, em boa companhia! Desde manhã cedo até ao final da tarde. Com alunos, adultos do CNO, professores, funcionários. Todos a ler, a ouvir ler... Um dia inesquecível, com momentos de grande qualidade, partilhando a alegria de contar ou ouvir uma história, ler ou escutar um poema, representar ou apreciar um  texto dramático...
Valeu a pena!

sábado, 11 de junho de 2011

Maratona de Leitura - 9 de Junho - à noite

(continuação do post anterior)
Um dia inesquecível para os participantes que guardarão na memória que “tudo era possível era só querer (…) e havia para as coisas sempre uma saída”.
Nesta escola sonhou-se esta jornada no respeito pela diversidade multicultural e plurilinguística que a caracterizam e valorizam.
Recolhemos as representações, as emoções, a alegria e as vontades de ser e construir sentidos para a vida, de jovens e menos jovens, mas todos conscientes de que lhes compete a autoria do futuro.  
“Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer
Só sei que tinha o poder duma criança”          
Ruy Belo

Maratona de leitura - 9 de junho - de tarde

(continuação do post anterior)
Realçamos, também, a participação dos alunos mais novos do ensino básico e secundário que demonstraram e partilharam as suas competências criativas, as suas leituras e projectos pondo em comum as suas mundividências.
De um modo geral, foi evidente o fio condutor desta maratona de leituras construído na base das narrativas de vida e das histórias do imaginário colectivo dos povos, da tradição oral permitindo conhecer, reconhecer e valorizar as pessoas nas suas diferenças identitárias e culturais. A par de outras actividades, marcadas pela festa ao som da música de fundo ora melódica e adequada, ora pesada e animadora se leu e conversou o mundo pessoal e universal.
As palavras, as ideias, os valores de referência deram lugar à escuta activa, ao gosto da musicalidade e riqueza da língua portuguesa nas suas manifestações mais puras de crioulo de Cabo Verde e São Tomé, português do Brasil, de Angola e da comunidade cigana.
(continua no post seguinte)

Maratona de Leitura - 9 de Junho - de manhã

Maratona de leitura (s)  entre as coisas e mim havia vizinhança 
No dia 9 de Junho, realizou-se mais uma iniciativa cultural do Plano Nacional de Leitura, no âmbito da Semana da Escola. Deste modo deu-se continuidade ao trabalho desenvolvido em parceria, que em boa hora foi empreendido, entre o Centro Novas Oportunidades, a Biblioteca Escolar, e o Centro Formação Almadaforma, envolvendo toda a comunidade educativa da Escola Secundária Monte de Caparica.
Neste contexto, a actividade designada por “Maratona de Leitura(s)” decorreu ao longo de todo o dia. Concretizou-se uma interacção muito interessante entre grupos diversificados de jovens, adultos formandos, familiares, professores e funcionários. Salientamos o entusiasmo de vários formandos e formadores do RVCC e cursos EFA que de forma intencional e significativa corresponderam ao nosso apelo. (continua no post seguinte)