segunda-feira, 11 de março de 2013
Exposições e Projeções
sexta-feira, 8 de março de 2013
Ora lê isto
Na Semana da Leitura, sendo o leitmotiv o mar, convido-vos a (re )ler O Mar de Madrid, de João de Melo. Um livro sobre os encontros e desencontros entre Portugal e Espanha. Onde fica o mar? Cabe-lhe a si encontrá-lo.
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi marcado na nossa biblioteca com postais e mensagens, selecionadas pela D. Isabel Rei. Apesar da grande azáfama na preparação da semana da leitura, esta celebração não passou em branco, dando-se também destaque a livros sobre o tema.
Um dia feliz para todas (e todos...)
quinta-feira, 7 de março de 2013
Ler em todas
Na sala de professores foram colocadas muitas sugestões de textos, a serem lidos nestes 15 minutos (simbólicos) de leitura.
segunda-feira, 4 de março de 2013
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Semana da Leitura 2013 - Motes
O Plano Nacional de Leitura propõe a semana de 11 a 15 de março como a Semana da Leitura, que este ano será centrada na temática do MAR, com uma série de motes que podem ser desenvolvidos pelas diferentes disciplinas, em diversas áreas apresentadas ou outras que se relacionem com o tema principal.
Os professores e alunos da escola têm vindo a ser desafiados a desenvolverem trabalhos sobre o tema que serão apresentados durante essa semana em exposições, encontros, projeções e outras formas, tanto no contexto de sala de aula, como na biblioteca ou noutros locais da escola.
Também foram desafiados a concorrer ao concurso "Eu escrevo ", com o tema "Ler o mar", trabalhos a desenvolver nos motes e áreas sugeridos.
Em breve será publicado o programa de atividades da nossa escola, mas continua o desafio de produção de trabalhos e preparação das leituras para esta semana.
Ver mais em:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21
Regulamento do Concurso "Ler o Mar":
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/uploads/formacao/ler_o_mar_regulamento_28d.doc
Faça lá um poema - resultados
Os dois trabalhos vencedores (3º ciclo e Secundário) foram enviados ao concurso nacional do Plano Nacional de Leitura
Parabéns aos vencedores e a todos os particpantes!
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
6 - Dia Internacional da Língua Materna
À noite. Turma PPT - Português para Todos, com a Profª Cândida Albuquerque. Falou-se em português e em mais sete línguas maternas. Cantou-se. Sentiu-se a diversidade.
Ver o Filme "(Meio) Dia Internacional da Língua Materna 2013: a 2ª metade"
5 - Dia Internacional da Língua Materna
De tarde. Poeta e professora Myriam Jubilot de Carvalho. Alunas do PLNM, com a sua professora Cláudia Álvaro; Diogo Valtelhas no acordeão; Prof. José Oliveira; Bruna Ribas, aluna universitária. E o público tão atento, interessado, caloroso!
Ver o Filme "(Meio) Dia Internacional da Língua Materna 2013: a 2ª metade"
4- Dia Internacional da Língua Materna
De tarde. A língua e a cultura mirandesas. A Profª Celina Busto organizou e dinamizou a sessão da cultura mirandesa.
Leitura de textos em mirandês por Bina Cangueiro e António Cangueiro. Leitura de poemas e outros textos por alunos, adultos do CNO e professores. Parabéns a todos pela interessantíssima sessão.
Ver o Filme "(Meio) Dia Internacional da Língua Materna 2013: a 1ª metade"
2- Dia Internacional da Língua Materna 2013
De tarde. A presença da língua e cultura mirandesa.
Os gaiteiros atravessaram a nossa escola, atuaram no Pav. B e na biblioteca. Apresentaram-se a rigor, com o vestuarário tradicional, em burel: calças coletes e gorro; botas cardadas. Pelo que nos trouxeram e pelo que simbolizaram, o nosso agradecimento. Ficamos todos mais ricos!
Do grupo de gaiteiros "Os Zoelas" ("Ls Zuelas"), na gaita de foles - Paulo Fernandes; no bombo - Frederico Ferreira; na caixa - Lázaro Raposo
Ver o Filme - "(Meio) Dia Internacional da Língua Materna 2013: a 1ª metade"
1- Dia Internacional da Língua Materna 2013
De manhã e à hora do almoço. Música, canto, leituras sobre as línguas. Participação muito variada. Parabéns a todos!!
VER O FILME - "(Meio) Dia Internacional da Língua Materna: a 1ª metade"
VER O FILME - "(Meio) Dia Internacional da Língua Materna: a 1ª metade"
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Filme "Língua Materna" - de Francisco Berkemeier
Neste ano de 2013, marca-se mais uma celebração do Dia Internacional da Língua Materna na nossa escola. Para além das outras atividades agendadas, a biblioteca tem o enorme prazer de tornar público, finalmente, o filme "Língua Materna" realizado pelo ex-aluno Francisco Berkemeier, no ano letivo de 2010-11, com o nosso incentivo e apoio. A maioria dos alunos entrevistados ainda são alunos da escola, pelo que não perdeu qualquer atualidade, especialmente pelo interesse e qualidade dos depoimentos. Parabéns ao Francisco e a todos os participantes.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Mês dos Afetos 2013 - sessões de leitura
Fica assim documentada a sessão de "Leitura & Companhia" realizada pela Profª Beatriz Castelo Branco, na biblioteca, com os alunos do 8º A e B, no âmbito da disciplina de Português e do PNL, no Dia dos Namorados. Todos estes são excelentes motivos para "sair" da sala de aula e partilhar de forma alegre e festiva os momentos agradáveis que a fruição da leitura proporcionam. Faz-se, assim, uma escola mais viva e "amorosa"... Parabéns por este espírito!
Mês dos Afetos 2013
O estendal do amor e as nuvens enchem-se de definições, ilustrações e citações sobre o amor e a amizade. A caixa do cupido' s express enche-se de mensagens e desta vez os "cupidos" distribuidores são os alunos do 8º A. Também eles expõe os seus trabalhos em PP sobre sexualidade, realizados no âmbito da Formação Cívica com a Profª Carla Faria. Os alunos produziram e têm a possibilidade de expor, também, os trabalhos da visita de estudo à Maternidade Alfredo da Costa onde assistiram a uma palestra sobre violência no namoro, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde coordenado pela Profª Susana Pereira. Estão expostos alguns livros muito interessantes sobre a sexualidade e os afetos, dirigidos sobretudo aos mais novos e que são excelentes instrumentos para abordagens do tema do PES.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Mês dos afetos 2013
Estão todos convidados a escrever cartas de amor, de ternura ou de simples amizade; escrever (ou desenhar) mensagens, definições, poemas e reflexões. Procurar nos livros, nas revistas, nos jornais, na internet, as palavras mais adequadas, as imagens mais sugestivas e... partilhá-las com alguém! Na caixa do cupido´s express, se for alguém em particular. Partilhar com todos, no estendal do amor, se a mensagem for adequada para as nossas divertidas cordas e molas de roupa que os alunos das turmas PIEF prepararam. Ou nas nuvens que pairam lá pela biblioteca e que também receberão as vossas mensagens!
Quem conseguir escrever uma carta de amor bem inspirada também pode concorrer ao Concurso de Cartas de Amor do Museu Nacional da Imprensa, até dia 17 de fevereiro. Ver regulamento:
http://www.museudaimprensa.pt/eventuais/snam/2013/regulamento_textos_amor_2013.pdf
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Concurso Faça lá um Poema - 2013

(imagem do Prof. João Rei)
(postado pela 1ª vez a 13 de janeiro)
À semelhança dos anos anteriores está lançado o Concurso "Faça lá um Poema". Os dois melhores poemas, do 3º ciclo e Ensino Secundário, serão enviados ao concurso nacional do Plano Nacional de Leitura. Os Adultos do ensino noturno, os Professores e Funcionários também poderão concorrer. Vamos lá convocar a inspiração!CONSULTAR AQUI O REGULAMENTO
PRAZO DE ENTREGA DOS POEMAS PROLONGADO ATÉ 22 DE FEVEREIRO
Concurso "Eu escrevo!"
O Plano Nacional de Leitura lança mais um desafio aos alunos das escolas portuguesas com o concurso "Eu escrevo!" que este ano tem como tema "Ler o Mar".
Os alunos do 3º Ciclo são desafiados à
a
construção de um texto jornalístico
– reportagem e
aos alunos do ensino secundário é proposta a construção de um texto argumentativo.
Estes textos devem mobilizar diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das
áreas relacionadas com a Semana da Leitura. Aos textos podem aliar-se imagens originais que o
ilustrem, através do recurso a materiais e a técnicas
plásticas ou gráficas diversas.
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Leituras vividas em Multiculturalidade
Boas parcerias continuam a dar muito bons resultados!
A jovem Bruna Ribas, estudante do 3º ano da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, apoiada pelo Centro de Formação AlmadaForma e o CNO da nossa escola, promove na nossa Biblioteca as sessões "Leituras vividas em Multiculturalidade". Estas sessões dirigidas especialmente a um público adulto e heterogéneo, pretendem desenvolver o espírito crítico sobre a sociedade contemporânea, através de obras da literatura tradicional da língua portuguesa e da sua própria experiência de vida, em verdadeiro exercício de cidadania.
Já se realizaram várias sessões no final de 2012: a 15 e 27 de novembro e a 4 de dezembro. Neste ano de 2013 já se realizou uma, na semana passada, a 29 de Janeiro de 2013. Está prevista também a participação da Bruna Ribas e das suas propostas de leitura no Dia Internacional da Língua Materna, a 21 de fevereiro, e na Semana da Leitura, em março.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
cupido' s express 2013
(imagem Isabel Braga)
A caixa do cupido's express volta a estar na biblioteca para receber as cartas de amor, de ternura ou de simples afeição e amizade. O serviço de entrega efetua-se a 14 de fevereiro. Este ano institui-se nova entrega a 29 de fevereiro por se ter verificado a necessidade de acolher e distribuir algumas respostas...
A caixa do cupido's express volta a estar na biblioteca para receber as cartas de amor, de ternura ou de simples afeição e amizade. O serviço de entrega efetua-se a 14 de fevereiro. Este ano institui-se nova entrega a 29 de fevereiro por se ter verificado a necessidade de acolher e distribuir algumas respostas...
mês dos afetos 2013
(cartaz Isabel Braga)
Este ano continuamos a celebrar o S. Valentim não só no dia 14 mas em todo o mês de fevereiro.Voltaremos a ter exposição de livros, o serviço do cupido' s express, o "estendal do amor" onde poderás colocar as tuas mensagens e definições de amor, a imagem ou texto da tua preferência, a exposição de trabalhos das turmas/disciplinas.
Já foi lançado o desafio a alguns professores para enriquecerem a celebração do "mês dos afetos" na nossa escola. Os alunos e restante comunidade educativa estão também convidados a apresentarem propostas de atividades!
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Ora Escuta Lá !
Cada canção de Toy encontra-se na encruzilhada entre a magnificência melódica e as secções rítmicas apertadas e circulares. Encontramos canções pop hipnóticas e psicadélicas e apesar da carga inacreditável de sedução despejada para cima de cada tema, de cada guitarra a pairar uns centímetros acima do solo, nada disto é realmente novo. Nunca uma música repetitiva e psicadélica pareceu tão divertida.
É de tal forma magnético e exigente para quem ouve que, quando termina, com os dez minutos de “Kopter”, é difícil percebermos para onde nos levou.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Memórias e um poema de Natal
(Não houve espaço na nossa edição especial de Natal do Jornal FAS para este texto que explica a seleção de um poema aí colocado. Fica aqui, no nosso blogue. De Isabel Braga)
Memórias e um poema de Natal
Dos Natais da minha infância guardo o mistério do Menino
Jesus que descia pela chaminé e que vinha colocar nos nossos sapatos deixados em
cima do fogão as prendas que desejávamos durante um ano inteiro! Sempre achei
que os sapatos no fogão era pouco
higiénico, mas como era assunto de
Menino Jesus, lá nos salvaria das doenças…
Bem, aquele Menino Jesus da nossa chaminé de fogão elétrico não
seria muito de fiar pois guardo o desapontamento de uma prenda pedida,
desejada, ansiada ardentemente e que não me foi colocada no sapato num certo Natal: mais um irmão, um boneco a sério para
eu brincar. Estranhamente, só chegou em março… Mas os crescidos garantiram-me que tinha sido uma questão de
atraso e que março era um bom mês para ser natal de uma menina-ai-jesus…
Dos Natais, guardo o pinheiro com o seu odor verdadeiro, a
resina que se nos colava aos dedos e as
bolas de fino vidro que o enfeitaram anos e anos, conservadas em caixas e papel
, mas que por vezes se partiam em mil pedaços. O enfeite do topo, uma estrela prateada era esplendorosa. Rivalizava,
em fascínio, com as pequenas figuras do presépio que incluíam o burrinho e a
vaca, proscritos ultimamente.
Guardo as nuvens de
vapor das grandes panelas que se abriam às travessas do bacalhau com todos e
molho fervido. Guardo o sabor dos filetes de polvo enfeitados com salsa que
antecipavam tudo isso e o odor das rabanadas e mexidos que generosamente denunciavam
quantidades de açúcar e mel (pouco cozido, senão estraga!) que hoje nos fazem
arrepiar mas que continuamos a comer, com remorsos…
O açúcar tão branco e fino que unia as frutas coloridas do
bolo rei fascinava-me e, como toda a gente, eu desejava a prenda embrulhadinha
em papel de seda e temia a fava. Guardo também a lembrança dos apertões do
quebra-nozes nos meus dedos pequeninos, tentando as habilidades dos mais
velhos.
Mas o melhor de tudo era estarmos juntos. Como estávamos
todos os dias, é bem verdade, mais os avós e os tios, que também estavam
connosco tantas vezes, noutros dias do ano… Mas nessa noite jogávamos ao rapa e
aos pinhões. E cantávamos, representávamos, recitávamos poesias. Todos tínhamos
um momento a que não podíamos escapar, de apresentar o nosso “número”, onde nos
sentíamos à prova mas tão acarinhados pelos outros.
O reportório era variado e com alguma exclusividade. Cada um
de nós, os sete irmãos, tinha a sua história, a sua canção, o seu poema. O mãe e o pai também. A
minha irmã, acima de mim, tinha a sorte de dizer a história que eu sempre considerei mais bonita, sensível
e generosa. E que bem ela a contava com os seus olhos e voz tão expressivos. Aquele
poema teria vindo dos livros de escola
primária de minha mãe que o sabia de cor e nos ensinou? Teria sido ensinado
pela professora primária dessa minha
irmã? Para mim, durante tantos anos, foi um poema de “tradição oral”. Só recentemente pesquisei na
internet, para tentar identificar a sua origem. E foi fácil
encontrar, pois então…
Todos os anos continuamos o nosso ritual de Natal. Uns já
partiram, outros se apresentam com os antigos e novos números… Mas este continua a ser o meu preferido. Da
autoria de Adolfo Simões Müller, o poema "A última prenda do Menino Jesus".
Subscrever:
Mensagens (Atom)


























