sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Língua Materna -12

Esta celebração do Dia Internacional da Língua Materna  só foi possível pela crescente consciência da importância da diversidade linguística e cultural da nossa escola e do meio em que se insere e pela rede de partilha e colaboração que se vem construindo, nos  diversos setores. A Biblioteca como polo estatégico de dinamização, articula com o AlmadaForma, o Departamento de Línguas, Grupo de Artes, CNO,  PPT, envolvendo-se os alunos e também professores, funcionários e pais. Todos merecem os parabéns, pelo sucesso conseguido. Sublinhamos também a rede de parcerias e colaborações da comunidade. O nosso agradecimento à Fundação Calouste Gulbenkian que apoia o Projeto "Ler, comunicar, construir o diálogo intercultural", à Junta de Freguesia da Caparica, a Câmara Municipal de Almada, nomeadamente à Biblioteca Municipal, à Associação de Pais, aos Agrupamentos de Escolas do Monte de Caparica e Miradouro de Alfazina, aos Projetos "Latitudes" e "Geração Cool", aos fornecedores da escola (Alfa Bares, Danone, Célia Filipe, Pastelaria Chafariz e Panificação do Monte de Caparica).

E tudo é possível, basta querer.

Dia Internacional da Língua Materna - 11

A escola aderiu à celebração do Dia Internacional da Língua Materna de forma marcante. Se, por um lado, a situação das obras nos retirou, transitoriamente, um espaço específico para atividades  mais participadas dentro da escola, por outro lado, o átrio do Pav. B confirma ser um local de comunicação e partilha eficaz, apesar do caráter de "anfiteatro" improvisado. Estivemos muitos lá, dando voz, escutando as vozes. As nossas e as dos outros. Em cidadania.

Dia Internacional da Língua Materna - 10

A exposição do Dia Internacional da Língua Materna conseguiu, realmente,  DAR VOZ às línguas maternas e culturas da comunidade. Participaram alunos, professores, funcionários, pais, agentes culturais da comunidade. Deu-se voz à UNESCO na celebração deste dia; à Direção da Escola; aos trabalhos da disciplina de Português, de Português Língua não Materna (PLNM), de Português para Todos (PPT); aos trabalhos dos colaboradores e voluntários da Biblioteca; à Associação de Pais; aos trabalhos dos adultos do CNO; à Biblioteca Municipal da Caparica; à Geração Cool. Deu-se voz à língua portuguesa, nas suas várias expressões; aos crioulos africanos de base portuguesa, às línguas eslavas, chinesas, árabes, indianas. Deu-se voz aos que não têm voz, pela língua gestual portuguesa. Esta, mais o mirandês, completaram o conjunto das línguas oficiais de Portugal, para além da língua portuguesa. Coloriu-se o espaço com as vozes do mundo.

Dia Internacional da Língua Materna - 9

Dia Internacional da Língua Materna - 8

No período da noite deu-se Voz aos alunos do Curso PPT- Português Para Todos- que se apresentaram não só em português mas também nas suas línguas maternas.
Uma variedade espantosa  de línguas, das eslavas às árabes. Deu-se Voz às linguas faladas. Deu-se Voz a línguas cantadas. Ouviu-se em português um fado; ouviu-se em crioulo de base portuguesa, uma morna; ouviu-se em romeno uma canção tradicional.
No expositor do PPT deu-se voz aos trabalhos destes alunos que apresentaram as suas línguas maternas e os seus países de origem.
Parabéns a todos eles pela forma bonita como celebaram as línguas maternas e partilharam a sua vontade de aprender o português nesta escola.

Dia Internacional da Língua Materna - 7

Seguiu-se a apresentação do grupo musical De la Kapta, dinamizado por MC Shade, que nos brindou com originais de grande qualidade. Ficamos a aguardar por um anunciado CD, para breve, com a certeza de que vai ter grande sucesso!
Desde já os nossos votos das maiores felicidades!

Dia Internacional da Língua Materna - 6

Foi uma honra e alegria assistir aos grupos do Projeto Geração Cool, do qual a nossa escola também é parceira formal.
O grupo De la Kapta Dance Crew, ensaiado por Janete Reis, começou a apresentação com muita energia e sensibilidade. Todos acompanharam com atenção a apresentação, com vontade de saltar para o nosso palco improvisado. Parabéns a estas jovens pela sua participação!!

Sobre o projeto Geração Cool ver mais em:


Dia Internacional da Língua Materna - 5

O grupo Stukata, do Agrupamento de Escolas do Miradouro de Alfazina, orientado pela Profª Maria João Neves, animou com a sua força e dinamismo esta festa de celebração das línguas maternas e da diversidade cultural da nossa região. A Junta de Freguesia da Caparica colaborou no transporte dos bidons e restante material e um autocarro da CMA transportou os alunos. O Stukata foi o primeiro dos grupos convidados a atuar, com muita qualidade e alegria, tendo-se sentido que foi dado um  importante passo de aproximação entre as duas escolas.
Muitos parabéns aos Stukata!!

Dia Internacional da Língua Materna - 4

A Vera Amaral e a Débora Padescas dinamizaram o Peddy paper "À descoberta da Língua", tendo quatro grupos percorrido o exterior da escola, na pista de frases que compuseram vários poemas. A competição foi animada e apesar de ter havido um vencedor, todos ganharam. Para saber mais sobre o projeto "Latitudes", ver  http://www.latitudes.org.pt/   e também  http://www.facebook.com/pages/Latitudes-CAPP/393048649881?sk=wall

Dia Internacional da Língua Materna - 3

A Profª Maria Ivanova desenvolveu uma sessão de iniciação/sensiblização ao mandarim que foi muito apreciada pelos alunos e professores presentes. O Centro de Formação Almadaforma vai inciar cursos de línguas, incluindo esta língua chinesa.

Dia Internacional da Língua Materna - 2

Os alunos da escola tiveram oportunidade de mostrar os seus talentos, na música, no canto, na dramatização. Tocaram guitarra a Adriana Serra, do 11º B e o Rui Martins do 8º B. Cantaram, a Mª Leonor Arrimar, do 7º A e a Maria Silva do 10º A. Representaram um texto ensaiado na aula de Português e no Clube de Latim, os alunos do 7ºA, Gonçalo Fiúza, Guilherme Almeida, Bruno Candeias, João Silva, Francisco Silva, Mª Leonor Arrimar, Luciana Masariol e Catarina Andrez.

Dia Internacional da Língua Materna - 1

A UNESCO consigna 21 de fevereiro como  o Dia Internacional da Língua Materna. Este ano a celebração na nossa  escola aconteceu a 23 de fevereiro. Foi um longo dia, de grande atividade, começando-se com a montagem da Exposição DAR VOZ, no átrio do Pav. B, uma construção ao longo do dia e a várias mãos. Logo no primeiro intervalo a aparelhagem sonora, cedida pela Junta de Freguesia da Caparica,  já estava pronta para DAR VOZ a saudações nas línguas maternas da comunidade e até na Língua Gestual Portuguesa. Ao longo de todo o dia continuou a Dar Voz a quem de alguma forma quis transmitir a sua mensagem sobre as línguas e a culturas da comunidade. A nova Biblioteca Municipal da Caparica foi apresentada algumas vezes, ao longo do dia, pela Dra. Maria João Ferro. Lembrou-se  uma importante voz da música portuguesa pela data coincidir com o aniversário do falecimento de José Afonso. Foi uma festa para todos os alunos da escola, de todos os níveis de ensino e do CNO, para os professores e funcionários. E foi uma festa também aberta ao exterior. Estiveram connosco alunos de outras escolas e outros jovens que muito a abrilhantaram: Agrupamento de Escolas do Miradouro de Alfazina e Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica; Projetos Geração Cool e Latitudes. Um animado lanche oferecido aos convidados, que contou com o apoio dos fornecedores da escola, encerrou o programa da tarde. Mas a festa só terminou à noite, com as saudações, nas mais variadas línguas maternas, dos adultos que frequentam as aulas de Português Para Todos. Foi um dia a falar e a ouvir, a ler, a cantar, a tocar, a declamar, a representar, a brincar. A conhecermo-nos melhor, a partilhar com os outros o que somos, o que temos. Com alegria, respeito e solidariedade. Em cidadania.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Língua Materna


(cartaz - Prof. José Henrique Fernandes)

(postado incialmente a 15-02-2012)

Vamos celebrar novamente, este ano, as línguas maternas. Falar, comunicar, ler. Participa! Mostra-nos a tua língua, a tua cultura. Contos, lendas, histórias, poemas, músicas, danças, diálogos, representações. Exposições. O que tens para nos mostrar? O que é que os meus colegas têm para nos mostrar? O que podemos partilhar? 
O Pavilhão B e a Biblioteca vão ter tanta coisa nesse dia! O quê? O que trouxeres, o que preparares ao longo deste mês de fevereiro.  Com a ajuda dos professores de línguas, na Biblioteca, na tua associação de estudantes, na tua associação recreativa... O espaço do pavilhão B vai ser verdadeiramente teu, para  te
DAR VOZ!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Resultados do Concurso "Faça lá um Poema" - 2012

RESULTADOS
    Categoria 3º Ciclo
    1º lugar Maria Leonor Arrimar, 7º A – “Arte Minha”
    2º lugar – Patrícia Cabecinha, 9º A – “Quando acordei”
    3º lugar não atribuído
    Categoria Ensino Secundário
     1º lugar – Samuel Ferreiro, 10º F -  “Amália”
    2º lugar Ana Cristina Victor, 12º A – “Último dia de chuva”
    3º lugar Adriana Serra, 11º B – “Ainda bem que há poetas”
    Categoria Adultos do CNO e Cursos EFA
     1º lugar – Maria Gabriela Guimarães, RVCC – “Poesia à minha terra”
     2º lugar Cathy Evelyne Adão, RVCC – “Voltar à escola”
     3º lugar Fernando Figueiredo, RVCC – “Memórias da minha terra”
Parabéns a todos os  participantes e aos vencedores!
Os dois poemas colocados em 1º lugar, das categorias do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, foram enviados ao Concurso do PNL/CCB.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Uma imagem Uma frase

                                                                          (Revista Visão 949, 12 Maio de 2011, p. 25)



Cada vez vejo menos e percebo menos esta sociedade!Abel Dias

As crianças tentam vislumbrar um mundo melhor, mas não está a ser fácil!M. Helena Fraga

A esperança do mundo está no olhar de uma criança. – Luís

Observando o desconhecido
para a realidade encontrar.Anabela Pereira

Isto é  globalização ou é da minha vista?Isabel B.

Por vezes, o que queremos ver não anda a desfrutar a natureza dos campos nem das praias; não passeia pelas ruas nos dias traiçoeiros nem nas noites matreiras; não está em casa, no shopping nem no cinema.
Onde está?
Vira o teu olhar para dentro de ti. Espanta-te!Samuel Ferreiro

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Rosa dos Ventos


Mais uma vez estão expostos na Biblioteca trabalhos dos alunos do 7º A. Desta feita  trata-se da disciplina de Geografia (Profª Teresa Dias), com a rosa dos ventos representada de diversas formas...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ORA LÊ ISTO

O Alquimista
(Paulo Coelho)
Paulo Coelho é um bom contador de Histórias; em O Alquimista conta-nos a de um rapaz que quis ser pastor e sonhou que encontrava um tesouro.
Uma história que vai da Andaluzia ao Egito, formando um círculo que se traça no espaço e no tempo. Um livro que nos fala de desespero e esperança, da felicidade e da busca de cada um por si próprio. Um daqueles livros que se devora porque nos deixa várias vezes a pensar: como é que ele se vai safar desta? Lúdico e contemplativo.
João Marques

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Deuses egípcios

Encontra-se na biblioteca mais uma exposição de trabalhos de História, dos alunos do 7º A, sobre os deuses egípcios, que revelam muita imaginação. E estão também expostos alguns livros  interessantes sobre o tema. Um bom pretexto para os folhear!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mês dos afetos

Cupido's express 2012

                                                                        (cartaz Isabel Braga)

Após o sucesso do serviço do cupido 's express do ano passado disponibilizamos, ainda mais cedo, a nossa caixa de correio para receber as mensagens que querem ver entregues. Toca lá a aproveitar, antes que seja cobrada qualquer tarifa... :-)