quinta-feira, 18 de março de 2010

Encontro com Ondjaki e Jorge Arrimar

Image No passado dia 16 de Março, pelas 12h, concretizou-se o Encontro de Escritores anunciado, com a presença de Ondjaki e Jorge Arrimar. O encontro, integrado no Plano Anual da Biblioteca, foi muito agradável, com momentos até divertidos, pelas histórias que os autores partilharam com os alunos sobre os seus livros e sobre as suas vivências, de Angola, e das várias partes do mundo onde viveram e escreveram. Os alunos das turmas 7º A, 8ºA, 10º C e 11º G que têm estado a ler a obra destes escritores, em trabalho sustentado pela disciplina de Português e também na Área de Projecto, traziam alguns trabalhos sobre os autores e sobre os seus textos e também perguntas preparadas, até em forma de entrevista. A leitura, a escrita e a actividade de escritor foram também motivos de reflexão. Estava presente uma mostra de livros dos autores e a apresentação das suas referências biobibliográficas.
 
Image
Para receber de forma mais festiva os escritores e os alunos e como enquadramento à temática angolana, a sala foi decorada com samacacas (panos coloridos de uso tradicional em Angola), foram expostos trabalhos em tinta da china dos artistas plásticos Ivanhoe e Helena Justino, e também peças de arte africana, nomeadamente um conjunto de peças em madeira referentes à actividade quotidiana e artística das tribos do sul de Angola. Estes trabalhos e peças foram gentilmente cedidos pela Sra. D. Zélia Pereira, da EB 2,3 Miradouro de Alfazina e pelos professores do Centro de Formação, Adelaide P. da Silva e Jorge Albuquerque, também parceiros da iniciativa, por via do Projecto ALReP – Almada Referencial do Ensino do Português: Língua, Cultura e Cidadania.
Image
A Equipa da Biblioteca agradece a todos os intervenientes, especialmente aos escritores que acederam a partilhar connosco uma certa magia da arte de escrever. Para nos tornarmos melhores leitores e, provavelmente, melhores pessoas já que essa é a maior função da arte. A Ondjaki, um especial reconhecimento por ter reservado estas horas preciosas da sua curta estadia em Lisboa, entre o Brasil e Angola. Para além da amizade que nos testemunha, talvez o reconhecimento de que o Projecto ALReP e a Escola do Monte de Caparica, com todo o seu perfil multicultural, tenha merecido a sua atenção

Sem comentários:

Enviar um comentário