sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna, a 21 de Fevereiro, foi comemorado com uma grande variedade de actividades. A Exposição, que se prolongou para além desse dia, contou com o enquadramento de materiais da Unesco, do Observatório da Língua Portuguesa e de depoimentos dos alunos sobre a sua língua materna.

Os livros da mostra, para além dos pertencentes à Biblioteca, foram emprestados pela Biblioteca Municipal de Almada e por professores da escola. Estiveram expostos livros escritos nas mais variadas e distantes línguas, alguns até com algum valor, dada a sua  raridade.
Esteve também patente a exposição do cartaz-instalação da jovem Catarina Pinheiro, da ES Romeu Correia, premiado pela DGIDC e denominado “Babel e a Europa: As Línguas abrem caminhos”, um trabalho muito interessante e original que se enquadrou de forma feliz nestas comemorações. 
O nosso aluno do 12º ano, Turma A, Francisco Berkhmeir brindou-nos com uma vídeo-reportagem realizada na Escola sobre a Línguas Maternas, trabalho realizado em tempo recorde no âmbito do Clube de Jornalismo da Biblioteca que se tem vindo a ampliar nas suas valências, a partir do núcleo do Jornal FAS. Contamos poder divulgar este filme, em breve, após se garantir alguns ajustamentos e salvaguardas.
Finalmente, e não por último, tiveram lugar, com imenso interesse e sucesso, as três conferências desse Dia Internacional da Língua Materna. De manhã com o Dr. Paulo Feytor Pinto e dirigido aos alunos do Ensino Secundário, “A Língua Portuguesa e as outras Línguas do Mundo”; à tarde, e dirigido aos alunos do 3º Ciclo, com o aluno do 12º ano, Turma F, André Filipe Baptista e a Profª Susana Torres, a sensibilização à “Língua Gestual Portuguesa”; à noite, os alunos do Centro Novas Oportunidades e cursos EFA  encontraram-se com o Dr. Amadeu Ferreira, sob o tema “A Língua Mirandesa”.
Há que sublinhar que o sucesso destas comemorações se basearam, também, no trabalho em parceria desenvolvido pela Biblioteca com o CNO, o Departamento de Línguas e o Projecto ALReP.

Ver Galeria de Imagens do site da Escola:  http://esec-monte-caparica.com/esec/index.php?option=com_rsgallery2&Itemid=73&gid=7

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

As actividades do Dia dos Namorados correram com animação. Nos dias anteriores, as turmas do 3º Ciclo produziram, na aula de português, “definições” e reflexões sobre o amor que foram colocadas em nuvens, na Biblioteca. No próprio dia, outras nuvens apareceram, umas mais sérias, outras mais engraçadas… Durante todo o dia, entre as nuvens, correram também filmes de amor.
        Considerando o número de cartas e mensagens personalizadas que circularam, supõe-se, com alguma certeza, que muitos corações palpitaram por aí, num frenesim de canetas e teclados. O “Cupido´s Express” revelou ser um serviço de grande valor acrescentado! A caixa tornou-se  pequena para tantas missivas e a turma do 9º C que tinha criado, também, um “correio de amor” associou-se ao Cupido da Biblioteca, procedendo à distribuição de todas as mensagens.
À noite, a sessão “Cartas de Amor, quem as não tem?”, do CNO a Ler +, decorreu com a apresentação de algumas preciosidades, do princípio do séc. XX. 
Cartas, fotografias e missivas guardadas entre fitinhas e flores secas. Falou-se da maneira como se namorava, da maneira como se namora agora. O jovem aluno André Baptista, do turno diurno, esteve presente, mostrando que agora as mensagens geralmente já não correm no papel mas no mundo virtual. Será que os corações palpitam na mesma!? Finalmente o jovem escritor Davide da Silva apresentou o seu livro “O Guia”, um romance passado nos Açores. A sessão terminou com cantigas… de amor, pelos Prof.s Joaquim Monteiro e Filipa Carvalho.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Faça lá um Poema - resultados


Categoria Ensino Básico diurno

1º Prémio – “Ler!” , de Gonçalo Clemente, nº 12, 9º B
2º Prémio – “No inverno és escaldante”, de Hélder Moita, nº 29, 7º B
3º Prémio – não atribuído


Categoria Ensino Secundário diurno 

1º Prémio – “Nem sempre consigo sentir o que sei que devo sentir”, de Joana Martins, nº 10, 12º A
2º Prémio – “Esta noite fui poeta”, de Sara Coelho, nº 26, 12º A
3º Prémio   “De repente sozinha”,   de Ana Cristina Vitor, nº1, 11ºA

Categoria Adultos do Centro  Novas Oportunidades 

1º Prémio – “A Nuvem”, de Paulo Santos
2º Prémio – “O teu Olhar”, de Maria da Piedade Mota
3º Prémio – “Mensagem de um idoso”, de Maria Helena Abegão

(nota:  Os primeiros prémios das categorias de ensino diurno foram enviados ao concurso nacional do Plano Nacional de Leitura/Centro Cultural de Belém)