segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ser Voluntário

(logotipo do Ano Europeu do Voluntariado 2011 - ver site )
                                             Ser Voluntário
      O voluntariado está na moda. Em tempos de crise quase sempre nos lembramos mais de quem nada tem. E ainda bem. Todos são necessários: desde “os miúdos fixes” que este mês são capa da Visão Júnior, ao reformado que ocupa o seu tempo num grupo caritativo de uma associação ou paróquia do seu bairro…
      Colaboro semanalmente num Centro de Dia de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Almada e mais do que me dar com o que em mim levo a cada vez que lá vou, recebo muito mais: a alegria da conquista no rosto da D. Delfina que bem desenhou as letras que está a aprender, a satisfação da D. Arminda ao escrever frases cada vez maiores; o abraço emocionado lavado com lágrimas da D. Adelina ao recordar o amor da sua vida, depois de escutar a história de outros amores, em tempos também já idos mas que a literatura recupera num “hoje” sempre que quisermos. Pois, muito bem, partilho eu agora convosco, caros leitores, os versos da D. Stela que sempre com a sua pena os  está a escrever e reescrever, como que os depurando a cada dia, fazendo magia com a sua poesia:
 Uma flor eu vejo
Nome dela… rosa.
Olhando-a me revejo
Como ela fui ditosa

Nas profundezas da terra
Há gente que luta, trabalha
Quantos a terra espera
Mas eles continuam a batalha
---------------------------------
O trabalho honra quem o faz
Seja ele aquele que for
Mesmo com a vassoura atrás
O que é preciso é  ter fé e amor

Na escuridão todos vivemos
Mas com fé, confiança e amor
Com tudo isso nos libertaremos
Deixando de ter qualquer dor     
                                                                                                                                                  (crónica de  Sofia Teixeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário