segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Memórias e um poema de Natal

(Não houve espaço na nossa edição especial de Natal do Jornal FAS para este texto que explica a seleção de um poema aí colocado. Fica aqui, no nosso blogue. De Isabel Braga)

Memórias e um poema de Natal
Dos Natais da minha infância guardo o mistério do Menino Jesus que descia pela chaminé e que vinha colocar nos nossos sapatos deixados em cima do fogão as prendas que desejávamos durante um ano inteiro! Sempre achei que os  sapatos no fogão era pouco higiénico, mas como era assunto de  Menino Jesus, lá nos salvaria das doenças…
Bem, aquele Menino Jesus da nossa chaminé de fogão elétrico não seria muito de fiar pois guardo o desapontamento de uma prenda pedida, desejada, ansiada ardentemente e que não me foi colocada no sapato num certo  Natal: mais um irmão, um boneco a sério para eu brincar. Estranhamente, só chegou em março… Mas os crescidos  garantiram-me que tinha sido uma questão de atraso e que março era um bom mês para ser natal de uma menina-ai-jesus…
Dos Natais, guardo o pinheiro com o seu odor verdadeiro, a resina que se nos colava aos dedos  e as bolas de fino vidro que o enfeitaram anos e anos, conservadas em caixas e papel , mas que por vezes se partiam em mil pedaços. O enfeite do topo, uma  estrela prateada era esplendorosa. Rivalizava, em fascínio, com as pequenas figuras do presépio que incluíam o burrinho e a vaca, proscritos ultimamente.  
Guardo  as nuvens de vapor das grandes panelas que se abriam às travessas do bacalhau com todos e molho fervido. Guardo o sabor dos filetes de polvo enfeitados com salsa que antecipavam tudo isso e o odor das rabanadas e mexidos que generosamente denunciavam quantidades de açúcar e mel (pouco cozido, senão estraga!) que hoje nos fazem arrepiar mas que continuamos a comer, com remorsos…
O açúcar tão branco e fino que unia as frutas coloridas do bolo rei fascinava-me e, como toda a gente, eu desejava a prenda embrulhadinha em papel de seda  e temia a fava.  Guardo também a lembrança dos apertões do quebra-nozes nos meus dedos pequeninos, tentando as habilidades dos mais velhos.
Mas o melhor de tudo era estarmos juntos. Como estávamos todos os dias, é bem verdade, mais os avós e os tios, que também estavam connosco tantas vezes, noutros dias do ano… Mas nessa noite jogávamos ao rapa e aos pinhões. E cantávamos, representávamos, recitávamos poesias. Todos tínhamos um momento a que não podíamos escapar, de apresentar o nosso “número”, onde nos sentíamos à prova mas tão acarinhados pelos outros. 
O reportório era variado e com alguma exclusividade. Cada um de nós, os sete irmãos,  tinha  a sua  história, a sua  canção, o seu poema. O mãe e o pai também. A minha irmã, acima de mim, tinha a sorte de dizer a história  que eu sempre considerei mais bonita, sensível e generosa. E que bem ela a contava com os seus olhos e voz tão expressivos. Aquele poema teria  vindo dos livros de escola primária de minha mãe que o sabia de cor e nos ensinou? Teria sido ensinado pela  professora primária dessa minha irmã? Para mim, durante tantos anos, foi um poema de  “tradição oral”. Só recentemente pesquisei na  internet, para  tentar identificar a sua origem. E foi fácil encontrar, pois então…
Todos os anos continuamos o nosso ritual de Natal. Uns já partiram, outros se apresentam com os antigos e novos números…  Mas este continua a ser o meu preferido. Da autoria de  Adolfo Simões  Müller, o poema "A última prenda do Menino Jesus".

Memórias de Natal - um poema especial

Poema de Adolfo Simões Müller



A Última Prenda do Menino Jesus

O Menino Jesus,
já cansadinho
de tanto andar
por cima dos telhados,
descalçou os sapatos
apertados - eram novos
- e pô-los no caminho.

Nisto, sentiu ruído
ali pertinho…
Trepou à chaminé
com mil cuidados,
e que viu? -
Dois tamancos
esburacados
e, ao pé deles, rezando,
um petizinho.

O Menino Jesus,
que faz então?
Sem ter nenhum brinquedo ali à mão
desses que tanto agradam aos garotos,

troca os sapatos
pelos do petiz
-e depois vai ao Céu
mostrar, feliz,
à Virgem Mãe
os sapatinhos rotos…

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

JORNAL FAS - edição especial de Natal - 10º vol.

A Biblioteca e toda a  equipa que produziu este número, tem a honra de anunciar que saiu a EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL do Jornal FAS - Formas de Aprender Senti(n)do!

FELIZ NATAL!!
(Adelaide Silva, Carla Carbone, Carla Jerónimo, Celina Busto, Cláudia Álvaro, Isabel Braga)

 

FEIRA DO LIVRO DE NATAL


 
Está a ser muito participada a FEIRA DO LIVRO DE NATAL. O Sr. Justino Barreiros voltou a trazer-nos uma seleção de livros muito interessante.
 
Mais uma vez valorizámos o livro e a leitura, recordando que UM LIVRO CONTINUA A SER A MELHOR PRENDA DE NATAL!!

Marcadores de Livros - 10º D

Os alunos do 10º D também estão de parabéns pelas boas frases que produziram sobre a leitura, na aula de Português, com a Profª Sandra Dias. A Biblioteca conseguiu enriquecer a Feira do Livro com estes marcadores e a reflexão que suscitaram!

Feliz Natal para todos!!

Marcadores de Livros - 7º A


Os alunos do 7º A, no âmbito das atividades do Plano Nacional de Leitura e da Disciplina de Português, com a Profª Sandra Dias, produziram frases muto interessantes sobre a LEITURA que foram colocadas nos marcadores de livros da nossa Feira do Livro deste ano.

PARABÉNS e FESTAS FELIZES!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NATAL ENTRE NÓS!


A feira "NATAL ENTRE NÓS" está a decorrer com muita animação!! Foi uma excelente iniciativa de alguns Professores e do Centro de Formação AlmadaForma, apoiada pela Direção. A Biblioteca também montou o seu "estaminé"... Ainda vão a tempo de passar por lá...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Postais de Natal


Também estão expostos na Biblioteca os Postais de Natal do 11º I , do Curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing e Relações Públicas, produzidos na disciplina de CPC, com a Profª Luzia Lourenço.

BOM NATAL também para este grupo!!

sábado, 8 de dezembro de 2012

FEIRA DO LIVRO DE NATAL

                                                        (cartaz do Prof. José Henrique)

Cá temos, novamente, a nossa Feira do Livro de Natal!
 
UM LIVRO continua a ser a MELHOR PRENDA!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Feliz Natal em várias línguas


A D. Isabel Rei, com a ajuda das Profªs  Cláudia Álvaro, Isabel Horta e Carla Jerónimo, todas da equipa da biblioteca,  construiram um cartaz com saudações em MUITAS línguas! É assim, numa escola multicultural, quando queremos que as boas mensagens cheguem a todos...
 
 Feliz Natal!

NATAL na BIB


A nossa Biblioteca está linda! Este ano "vestiu-se" com cores muito natalícias! Os alunos do 10º J, do Curso Profissional de Técnicos de Apoio à Infância, com a Profª  Mª João Costa da disciplina de Expressão Plástica,  prepararam os trabalhos em origami e o dia da montagem na Biblioteca foi uma grande animação!
 
Parabéns a esta turma e sua professora e o agradecimento por terem trabalhado em parceria com a Biblioteca!
 
UM BOM NATAL PARA TODOS e... BOAS LEITURAS!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Alunos Monitores


Os Monitores da Biblioteca são alunos que frequentam mais assiduamente a Biblioteca e colaboram, de forma voluntária, em algumas tarefas de organização e de apoio aos utilizadores.

Poderá ser Monitor qualquer aluno que goste do trabalho desenvolvido na área da Biblioteca, que se sinta motivado para tornar esse espaço melhor, que goste também de apoiar os utilizadores e/ou a Equipa da Biblioteca e que seja uma pessoa responsável, claro.

Dirige-te à Biblioteca para formalizares a tua inscrição nesta tarefa e indicares a tua disponibilidade horária de colaboração. Após uma pequena formação estarás em condições para desenvolver este trabalho.

Estas são algumas das tarefas esperadas:

Apoiar os utilizadores da Biblioteca em todas as actividades que tenham a ver com a área em que o Monitor se sinta mais à vontade (setor de leitura, pesquisa e estudo; setor lúdico e audiovisual; setor de informática/multimédia).

Apoiar a funcionária e professores em tarefas de atendimento dos utilizadores e na organização dos espaços, dos materiais e documentação.

Participar na recolha de sugestões e tratamento de dados estatísticos da Biblioteca.

Participar nas ctividades de animação organizadas pela Biblioteca.

VEM! A TUA COLABORAÇÃO SERÁ APRECIADA!

sábado, 24 de novembro de 2012

Leituras & Companhia com Myriam Jubilot de Carvalho

Várias datas e efemérides de novembro e dezembro são dedicados a temas dos Direitos Humanos. Também se celebra o Natal com a sua simbologia de fraternidade e paz. Myriam Jubilot de Carvalho trouxe-nos estes temas através das religiões, através da poesia, através dos livros que sustentaram a sua própria reflexão. Trouxe-nos também as suas palavras e propostas de atividades. Nesta 4ª feira de 21 de novembro pôs-nos a pensar e a partilhar ideias, inquietações, certezas, dúvidas... Bem haja!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Uma imagem Uma frase

(pormenor da foto da revista National Geographic Portugal, out. 2007, vol. 7, nº 79, pág. 12)


-Estaremos sempre juntos, nos bons e maus momentos…     
                                                                         Leonor A. – 8º A
-Apesar das dificuldades, amigo que é amigo nunca deixa o seu amigo.

                                                                        Maria João Soares -7ºA
-Nunca devemos   desistir daquilo que queremos apesar das dificuldades.
                                                                       Verónica Barbosa - 10ºC
-Quem luta vence, um dia, apesar das dificuldades na vida.
                                                                      Diana Rodrigues – 10ºC
-Será que, ao menos, vamos ter redução no IMI?                 
                                                                       Isabel B.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

S. Martinho


"No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho... "

Mais uma tradição portuguesa lembrada na nossa biblioteca.

Adaptando-nos à nossa realidade nós dissemos: "No dia de S. Martinho vai à Biblioteca e... lê um livrinho... "

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Ruralidade de Portugal



Tem tido um enorme sucesso a exposição promovida na Biblioteca, pela Profª Teresa Dias, sobre a ruralidade de Portugal, no âmbito da disciplina de Geografia. Para além das informações que podemos colher nos livros e panfletos, os produtos estão lá para serem apreciados ao vivo... Mais um bom pretexto para visitarem a Biblioteca!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia das Bruxas

O Halloween foi lembrado na biblioteca. Funcionários e alunos encheram os nossos vidros de estranhas sombras...

CLUBE DE JORNALISMO

As atividades do Clube de Jornalismo vão começar! 
É urgente começar a nova edição do Jornal FAS!
Queres colaborar no blogue da Biblioteca?
Gostas de escrever? Gostas de foto-reportagem? Gostas de vídeo-reportagem?
Há um mundo de atividades tão interessantes à tua espera!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ora Escuta lá!


 



"Orelha Negra" - 2010


Uma MPC, um par de Technics, uma bateria, teclas e baixo. Juntos formam uma célula poderosa que debita groove, breaks, samples, e loops.
A Orelha Negra tem outra maneira de ouvir a história da música: aprendeu na música carregada de alma e de groove, aprendeu no espírito fraturante do hip hop, aprendeu no legado singular da música portuguesa e apoia-se na invulgar interação entre groove programado e impulso real. Um som que faz bater o pé ou bater palmas. Essa é a ideia nesta troca de voltas que nos obriga a abanar a cabeça, a bater o pé, a ouvir com muita atenção.


 
                                                                                                                                                                                       Fernando Ferreira




terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jornal República


O Professor Doutor João Carlos Fernandes ofereceu à Biblioteca os dois primeiros números do jornal “República”, da série iniciada este ano de 2012.
Os mais velhos de nós nunca esqueceram o papel relevante deste jornal no tempo da ditadura, resistindo à opressão; lutando pela democracia.
Aqui ficam os nossos agradecimentos e a nossa expetativa face às próximas edições.
                                                          Helena Fraga / Isabel Braga